• Cuiabá, 08 de Abril - 00:00:00

Orientação Profissional, qual caminho seguir

Quando o jovem chega próximo de concluir o Ensino Médio, começam as perguntas do que irá escolher como profissão. E isso para muitos gera uma enorme angústia, vez que a profissão é parte integrante da vida das pessoas. E geralmente vem aquele pensamento, terei que escolher algo que farei para o resto da vida. E não é bem assim, a vida é dinâmica e podemos tomar rumos diferentes em qualquer época, porém descobrir qual é a sua verdadeira habilidade é encontrar terreno fértil para estimular seus talentos.

A etapa da escolha de uma primeira profissão ocorre entre 16 e 18 anos e nessa fase o jovem traz consigo as transformações que envolvem a adolescência, tal qual mudança física, hormonal e corporal. Fase em que está em busca de si mesmo, da sua identidade, período de muitos questionamentos e inseguranças. De repente acontece a ruptura da infância para a vida adulta. E com todas essas mudanças, existe uma difícil tarefa para os adolescentes nessa fase da vida que é fazer escolhas e projetos para a vida profissional. Mas porque é tão difícil escolher, se desde pequeno estamos acostumados a fazer várias escolhas? Porque não nos conhecemos bem.

O autoconhecimento é fator fundamental para uma escolha mais consciente e assertiva. Quando paramos para prestar atenção em nós mesmos, no que realmente gostamos, no que faz nosso coração pulsar, no que nos inspira, estaremos dando atenção as nossas escolhas autênticas. E a Orientação Profissional possibilita esse processo de autoconhecimento, auxiliando o adolescente a reconhecer suas habilidades, necessidades e dificuldades, aptidões e interesses, bem como conhecimento das profissões, realidade laboral e mercado de trabalho. Assim o adolescente assume o protagonismo da sua vida e, consequentemente, sua escolha. Já dizia Léo Fraiman: a Orientação Profissional é uma construção para uma tomada de decisão. 

A Orientação Profissional não é somente escolher uma profissão, e sim quem eu vou ser!

 

Raquel Calmon é psicóloga e orientadora profissional. 



0 Comentários



    Ainda não há comentários.