• Cuiabá, 19 de Abril - 00:00:00

Vida e morte


Onofre Ribeiro

Li nesta semana uma notícia de que a apresentadora de televisão Ana Maria Braga terá somente três anos de vida, se continuar fumando. A notícia me levou a uma conversa que tive com dona Maria Lygia de Borges e com o ex-governador Garcia Neto na sua chácara Bem Bom, em Chapada dos Guimarães, em outubro de 2009. Aliás, a nossa última conversa. No mês seguinte ele nos deixou. Passamos o dia juntos, eles, a família, Carmem e eu. No jantar, só nos quatro. Enquanto nos servíamos, ela me fez a pergunta: “Onofre, sabe o que é triste em na idade em que eu o Garcia estamos?”. “Não”, respondi. “É que quase todos os nossos amigos já partiram”. Confesso que fiquei emocionado. Logo depois ele partiria depois de breve doença.

Volto à Ana Maria Braga. Quem tem data estimada pra morrer cabe perguntar sobre a morte. Terá vivido o suficiente e cumprido a sua missão? No caso dela, não tem dúvidas. Por mais contradições que tenha cometido, é uma pessoa que ajuda outras pessoas viverem.

No caso de Garcia Neto, teve uma vida honrada e serviu à sociedade no tempo que lhe coube servir. Portanto, cumpriu a sua missão de vida. Imagino que esse seja o sentido da vida: cumprir a missão.  Ponho-me em questionamentos todo no tempo: estrou cumprindo a minha missão? De outro modo a vida não tem sentido.

Há 12 anos meu filho Marcelo partiu aos 29 anos. Passados os traumas que sua morte nos causou na família, cabe-me perguntar: Marcelo cumpriu a sua missão? Tenho certeza de que cumpriu, ainda que sua vida tenha sido breve. Este artigo começa pelas duas citações do começo, pela do Marcelo, e também porque uma grande quantidade de amigos e amigas tem partido.

Sempre que recebo a notícia da passagem de um amigo ou amiga, me vem à cabeça imediatamente: cumpriu a sua missão? Na maioria dos casos, a reflexão me leva a crer que sim. Cada um cumpre ao seu modo. Alguns com mais dificuldades. Outros com menos. Outros sofrem uma barbaridade. Outros passam pela vida e levam sua missão com leveza. Cada um é cada um!

Enquanto espero que o meu tempo chegue, fico aqui observando e refletindo sobre essa missão de vida que é a missão de cada um. Por isso, cada dia é um dia de vida e um dia de missão. Dia após dia. Pra todos nós! Não importa quanto tempo vivermos.

 

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

onofreribeiro@onofreribeiro.com.br  www.onofreribeiro.com.br




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: