O distrito de Assari, em Barra do Bugres (localizado há 177km da Capital), recebe um mutirão eleitoral na Escola Estadual 7 de Setembro. Os atendimentos serão na sexta e sábado (12 e 13 de dezembro), das 08h às 16h30.
De acordo com os dados do monitoramento da evolução do cadastramento biométrico de Mato Grosso, o município Barra do Bugres dispõe de uma cobertura de 93,35%, o que representa um eleitorado de 20.623 pessoas, dentro de um universo de 22.091 indivíduos aptos a votar. O foco da ação é ir atrás dos 1.468 (6,65%) eleitores e eleitoras que ainda não fizeram o cadastramento biométrico no município.
“População que estão em áreas mais distantes terão a oportunidade de realizar a coleta biométrica sem precisar se deslocar grandes distâncias. Aproveitem essa oportunidade do mutirão para regularizar seu título de eleitor e garantir a participação nas próximas eleições”, disse a chefe do Cartório da 13° ZE, Sandra Regina Silva da Costa Ramos. A sede do Cartório Eleitoral em Barra do Bugres está localizada a 22km da comunidade a ser atendida.
Os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral são: Biometria, revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, alistamento eleitoral (primeiro título), emissão de segunda via e de guia para recolhimento de multa eleitoral. Após o atendimento, o eleitor recebe a orientação de que instale o título digital (com foto) por meio do app e-Título.
A cobertura biométrica em todo o Estado é de 91,27%, sendo 2.328.682 pessoas, porém está em busca das 222.544 (8,73%) pessoas que ainda o realizaram.
O que é biometria
A biometria é uma ferramenta de identificação por meio da impressão digital, que é coletada e armazenada, garantindo a proteção e que cada eleitor vote apenas uma vez, sem o risco de falsidade ideológica. É um marco na tecnologia, que representa um avanço na proteção e inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Por estagiária Natália Sarturi (supervisão do jornalista Daniel Dino) - Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande
Vitória para Mato Grosso. Conquista para o Brasil!
IPCA vai a 0,33% em dezembro e fecha 2025 em 4,26%, abaixo da meta
TJ crava: desconto em conta salário é considerado indevido