A Justiça Eleitoral de Mato Grosso, por meio da 9ª Zona Eleitoral, realiza um mutirão de atendimento em Barra do Garças nesta terça e quarta-feira (18 e 19 de novembro). A ação acontece no CRAS Construir, localizado na Rua do Orvalho, nº 10, Bairro Novo Horizonte. O objetivo é facilitar o acesso aos serviços de alistamento, transferência, revisão, regularização e, principalmente, a coleta biométrica. O horário de atendimento será das 07:30 às 13:30 (horário de Brasília).
A iniciativa é resultado de um planejamento estratégico. Conforme Wilian Bezerra Andrade, Chefe de Cartório da 9ª ZE, a ação foi definida após uma análise de dados. "O referido atendimento surgiu do cruzamento da lista de beneficiários do bolsa família e lista de eleitores sem biometria, em Barra do Garças, resultando em cerca de 230 eleitores beneficiários sem biometria".
O atendimento no local será realizado por agendamento. Servidores do cartório e da assistência social estão responsáveis pelo contato prévio com os eleitores identificados para marcar o horário.
"A Corregedoria incentiva e parabeniza esta postura proativa da 9ª Zona Eleitoral. A Justiça Eleitoral moderna não se limita a esperar o cidadão; ela vai ativamente ao encontro do eleitor. O uso da inteligência, ao cruzar dados de beneficiários de programas sociais para identificar quem mais precisa do nosso atendimento, demonstra eficiência e um profundo senso de inclusão. É exatamente este o caminho para alcançarmos a cidadania plena e a meta da biometria 100% em Mato Grosso”, destacou o desembargador vice-presidente e corregedor do TRE, Marcos Machado.
Biometria: identificação e segurança
Para ser atendido em qualquer ação da Justiça Eleitoral, basta apresentar um documento oficial com foto, físico ou digital. Nos casos de transferência ou mudança de domicílio, é necessário também um comprovante de endereço.
O eleitor ou a eleitora sai do atendimento com o título em mãos e recebe orientação para baixar o aplicativo e-Título. O app funciona como o título digital com foto. A Justiça Eleitoral reforça que qualquer cidadão pode ser atendido em mutirões em qualquer parte de Mato Grosso, não sendo necessário votar ou residir na cidade onde a ação ocorre.
A biometria é o processo de identificação por meio das impressões digitais. Os dados são coletados e armazenados pela Justiça Eleitoral. O cadastro é pessoal e intransferível.
Este sistema representa um avanço para a segurança do processo de votação. Ele impede a duplicidade no cadastro e assegura a autenticidade do eleitor no momento do voto. A biometria garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Por Daniel Dino/Assessoria TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande