O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra foi empossado na segunda-feira (17/11) como membro-efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), categoria juiz de Direito, para o biênio (2025-2027).
O novo juiz-membro titular foi eleito pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e assume a cadeira deixada por Edson Dias Reis, cujo biênio na Corte Eleitoral se encerrou nesta data. A sessão plenária que marcou a posse foi prestigiada por autoridades, juristas, dirigentes, magistrados e servidores do Poder Judiciário e do Justiça Eleitoral no Estado, e foi transmitida pelo canal do TRE-MT no YouTube.
A cerimônia seguiu ritos protocolares com o magistrado conduzido ao plenário por dois integrantes da Corte, os juízes Luis Otávio Pereira Marques (de Direito) e Juliana Maria da Paixão Araújo (Federal). Logo após o juramento, a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, deu posse ao novo integrante. Na sequência, o diretor diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, leu o Termo de Posse e Compromisso que foi assinado pelo juiz-membro.
Em seu discurso de posse, o juiz-membro Jean Garcia de Freitas Bezerra, afirmou que é dever de todos - magistrados, membros do Ministério Público, advogados, imprensa e sociedade civil - defender a justiça eleitoral, não apenas como instituição, mas como patrimônio da cidadania, guardiã da legitimidade do voto e da confiança pública no processo democrático.
“Assumo esse cargo comprometido em auxiliar os pares com Independência, técnica e serenidade, combatendo com o rigor da lei e o equilíbrio da razão, toda forma de abuso de poder, corrupção eleitoral e desvio de conduta que ameacem a legitimidade do voto. Da mesma forma que na Vara de combate às organizações criminosas, trarei comigo a experiência de julgar, assim como fazem os meus pares com base em provas, não em aplausos, em fatos, não em conveniências e sempre com a consciência tranquila. De que a justiça não se faz para agradar, mas para garantir o direito”, defendeu o magistrado.
A presidente do TRE-MT, Serly Marcondes Alves, desejou boas-vindas ao novo integrante e destacou as qualidades técnicas e humanas no novo juiz-membro. “Te recebo com maior amor e carinho. Espero que você se lembre do seu discurso ou que alguém te lembre também, durante esse processo. A gente tem que rever e reafirmar porque a gente vai evoluindo, a pessoa já mudou no processo. Não somos estanques. A gente sempre está mudando, evoluindo. E se eu pudesse te desejar alguma coisa seria manter a coragem, a sua fé e a alegria de ver no futuro o seu trabalho gerando riqueza ao povo mato-grossense que tanto precisa. Bem-vindo entre nós”, enfatizou.
O vice-presidente do TRE-MT e corregedor Regional Eleitoral, desembargador Marcos Machado, enalteceu o perfil do magistrado e defendeu a sua capacidade e competência técnica. “Espero na sua atuação, que compreenda o que é um colegiado e o que é o princípio da colegialidade. Como é importante um tribunal, ainda que a unanimidade nem Jesus conseguiu, como é importante a maioria, como é importante o diálogo. Aqui, temos este cuidado de compartilhar os nossos pensamentos, de dialogarmos aonde você é e foi recebido. Espero que você suceda o doutor Edson Reis, mas com seu brilho, com a sua competência, com a sua capacidade. E você venha, e eu acredito nisso, somar com todos nós”, enfatizou.
O juiz-membro Luis Otávio Pereira Marques, que falou em nome do Pleno, fez uma síntese da carreira do magistrado e também consignou sua saudação. “A posse de um novo membro é sempre momento de renovação institucional e de reafirmação dos valores que sustentam a Justiça Eleitoral. Hoje celebramos não apenas um profissional de sólida formação, mas o magistrado, cuja trajetória revela mérito, disciplina e profundo respeito pela função jurisdicional”, destacou.
A solenidade foi acompanhada por diversas autoridades civis e militares, além de representantes de instituições com o ouvidor-geral do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargador Rodrigo Curvo, vice-presidente do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud); a presidente da seccional em Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Gisela Cardoso; a presidente da Associação Mato-grossense dos Magistrados (AMAM), juíza Jaqueline Cherulli; e o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin.
Jean Garcia de Freitas Bezerra é natural de Cassilândia (MS). Atualmente, exerce o cargo de juiz titular da 7ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui MBA em Direito: Poder Judiciário (Lato Sensu) pela ESMAGIS-MT / Fundação Getúlio Vargas (FGV). É juiz de Direito do Estado de Mato Grosso desde 2012, com atuação jurisdicional nas Comarcas de Guiratinga, Comodoro, Mirassol D’Oeste, Alta Floresta e Cuiabá. Foi técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) de 2002 a 2012. Tem participação institucional e acadêmica como membro do Grupo de Estudos da Magistratura de Mato Grosso e da Comissão Especial sobre Drogas Ilícitas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Por Anderson Pinho/Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande