O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), por meio da 50ª Zona Eleitoral, realizará uma série de mutirões de atendimento no município de Nova Bandeirantes (a 998 km da capital). A ação atingirá três comunidades da zona rural, começando pela Paraíso do Norte, nos dias 13 e 14 de outubro, na Escola Municipal Marco Azul, no horário das 8h30 às 17h. O mutirão é aberto a todo o eleitorado.
Além da coleta biométrica, os serviços de alistamento eleitoral (confecção do primeiro título), transferência, revisão, segunda via, emissão de guias para pagamento de multas eleitorais e regularização do título também serão oferecidos.
Os demais mutirões estão marcados para os dias 15 e 16 de outubro, na Escola Municipal Paraíso do Norte, na comunidade Salto da Botina; e dias 22 e 23 de outubro na Escola Municipal Princesa Isabel, na comunidade Trescinco, sempre no horário das 8h30 às 17h. A iniciativa procura o eleitorado que ainda não cadastrou a biometria. Dessa forma, a ação busca facilitar o acesso da população aos serviços essenciais da Justiça Eleitoral.
De acordo com o servidor do cartório da 50ª Zona Eleitoral, Osmar Fernandes Ribas, são comunidades que passam de 100 km de distância do cartório eleitoral e que dificilmente, pela distância, iriam procurar a Justiça Eleitoral para fazer o cadastramento biométrico. “Começaremos os atendimentos logo de manhã, para que possamos alcançar o maior número de pessoas com biometria na região. Muitos dizem que, se não fossemos até lá, dificilmente iriam fazer a biometria”, completou.
Nova Bandeirantes possui 9.835 eleitores e eleitoras, sendo que 7.310 (74,33%) já realizaram a coleta biométrica e 2.525 (25,67%) ainda não tem a biometria. A iniciativa integra o plano estratégico da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MT), que procura ampliar a cobertura biométrica em, pelo menos, 98% do eleitorado mato-grossense em 2025.
Para usufruir da maioria dos serviços, basta apresentar o documento oficial com foto, em formato físico ou digital. Em caso de alistamento eleitoral, transferência e regularização, o eleitor também deve levar um comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 devem mostrar o comprovante de quitação militar para tirar o primeiro título.
Estrutura
Os servidores do Cartório Eleitoral levarão toda a estrutura necessária para atender a população. Ele terá à disposição um kit biométrico, com um computador portátil, scanner para coleta biométrica, câmera digital, pad para assinatura e case para ambientação e transporte dos equipamentos.
Cronograma
Confira as datas e os locais dos atendimentos:
13 e 14/10 - Escola Municipal Marco Azul (Paraíso do Norte)
15 e 16/10 - Escola Municipal Paraíso do Norte (Salto da Botina)
22 e 23/10 - Escola municipal Princesa Isabel (Trescinco)
Por estagiária: Laís Guilherme (supervisão do jornalista Anderson Pinho) - Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800