Campo Verde, município distante 136 km de Cuiabá, está próximo de atingir a meta da campanha “Biometria 100%”, em 2025, que busca ampliar a coleta biométrica de pelo menos 98% do eleitorado mato-grossense.
Para alcançar o objetivo no município, um zoneamento urbano vai mapear onde estão os eleitores que ainda não fizeram a biometria. A garantia foi dada na segunda-feira (22) pelo prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes de Oliveira, ao desembargador Marcos Henrique Machado, corregedor Regional Eleitoral.
“O apoio das prefeituras é fundamental para ampliar o cadastramento biométrico no Estado. Alguns prefeitos têm sido verdadeiros parceiros. Não é apenas uma obrigação, como gestores, em prol da democracia, de uma política planejada e da relação com os eleitores, mas também um reconhecimento da necessidade que o TRE-MT tem deles, pois são os prefeitos que conhecem os locais, que circulam pelos bairros e compreendem a realidade dos municípios”, analisou o magistrado.
O desembargador citou ainda a dificuldade que a Justiça Eleitoral enfrenta em razão do número insuficiente de servidores próprios para atender às demandas do cadastramento biométrico no Estado. “Ao emprestar servidores, ao ceder servidores, aumentamos a nossa força e a nossa presença. Portanto, é isso que temos buscado, pelo menos dentro de um período de quatro a seis meses. É isso que temos encontrado em gestores como o prefeito Alexandre Lopes, de Campo Verde”, completou o desembargador.
No panorama eleitoral do município, de acordo com o monitoramento da campanha Biometria 100% da Justiça Eleitoral em Mato Grosso, Campo Verde possui 32.257 eleitores aptos a votar, dos quais 30.559, o equivalente a 94,74%, já realizaram o cadastramento biométrico. Restam 1.698 eleitores, correspondentes a 5,26%.
“A gente pretende dividir a cidade por bairros e regiões para identificar essas pessoas que, de alguma maneira, ainda não fizeram a biometria, de modo a garantir que cada eleitor ou eleitora tenha a oportunidade de realizar a coleta. Temos facilidade para atuar diretamente onde é necessário, pois já dispomos desses dados em nossos levantamentos. Diria que essas informações, organizadas por região, bairro ou assentamento, identificando onde estão os eleitores, vão ajudar a Justiça Eleitoral a ter mais celeridade na campanha”, concluiu o prefeito.
Participaram da reunião o coordenador da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), Breno Antonio Sirugi Gasparoto, e o assessor Kelsen de França Magalhães.
Por Anderson Pinho/Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800