O Governo do Estado destaca:
A gestão fiscal responsável, eficiente e transparente do Governo de Mato Grosso fez com que o Estado fosse novamente reconhecido nacionalmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Mato Grosso foi premiado por alcançar nota A+, concedida apenas aos entes federativos que atingem a avaliação máxima tanto na Capacidade de Pagamento (Capag) quanto no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.
A premiação foi recebida nesta segunda-feira (15.09) pela secretária Adjunta do Tesouro Estadual da Secretaria de Fazenda (Sefaz), Luciana Rosa, durante o III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, realizado pelo Tesouro Nacional em Brasília.
Esse novo reconhecimento reforça o compromisso do Governo do Estado com a responsabilidade fiscal, a governança e a transparência na gestão dos recursos públicos, confirmando a capacidade de Mato Grosso em manter o equilíbrio fiscal, honrar seus compromissos e garantir investimentos à sociedade. Os dados avaliados são referentes ao exercício financeiro de 2024.
O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, destacou que o prêmio é um reflexo da seriedade com que Mato Grosso vem conduzindo suas finanças públicas. “Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. Ele significa que temos credibilidade perante a União e, mais do que isso, garante que possamos transformar essa solidez fiscal em mais investimentos, mais políticas públicas e mais serviços de qualidade para o cidadão”.
A Capag é um indicador que avalia a saúde fiscal de Estados e Municípios que desejam contratar empréstimos com garantia da União e Mato Grosso mantém a nota A por quatro anos consecutivos. Ela é calculada a partir de três indicadores - endividamento, poupança corrente e liquidez relativa.
Além da Capag, o Estado também recebeu nota máxima no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, elaborado pela STN com base nos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). A primeira avaliação com nota máxima foi em 2024, em relação aos dados de 2023.
A avaliação do Ranking Siconfi é realizada anualmente, com base em documentos como a Declaração de Contas Anuais (DCA), o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC). A qualidade das informações fiscais contribui para a melhoria da governança pública, para o uso mais eficiente dos recursos públicos e para o fortalecimento da transparência no setor público.
Por Lorrana Carvalho/Sefaz-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800