A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promove diversas ações de divulgação e capacitação durante o Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos. Por meio da Central Estadual de Transplantes (CET), o Estado incentiva o gesto de doação, que simboliza a esperança e uma nova chance de vida para quem precisa.
“Temos que parabenizar a equipe da Central Estadual de Transplantes pelos transplantes e captações realizados em Mato Grosso. Nosso respeito também pelas famílias enlutadas que tomam a generosa decisão de doar órgãos para salvar vidas”, disse o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
Segundo a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, os cursos promovidos em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP-MT) são fundamentais para o processo de captação de órgãos e tecidos em Mato Grosso.
“Os funcionários dos hospitais notificadores de órgãos precisam estar constantemente preparados para que as ações necessárias sejam tomadas com muita celeridade e eficiência no serviço. As informações precisam ser repassadas à família dos potenciais doadores”, explicou Fabiana.
Conforme a coordenadora da CET, Anita Ricarda da Silva, a equipe da Central fará panfletagem para os alunos e professores da Universidade de Cuiabá (Unic) nesta terça-feira (9.9), a partir das 9h. Já na quarta-feira (10), às 9h, distribuirá materiais impressos e prestará orientações na recepção da SES.
Na sexta-feira (12), das 8h30 às 17h, a SES promove um curso de comunicação em situações críticas para a equipe multiprofissional dos hospitais notificadores.
“O objetivo específico é capacitar os funcionários para o diálogo sensível e esclarecedor com famílias de pacientes em estado crítico. Isso favorece decisões conscientes sobre a doação de órgãos, para que cada vez mais pessoas autorizem que os órgãos e tecidos de seus parentes sejam captados e transplantados em alguém que precisa para sobreviver”, informou Anita.
Confira a programação das ações do Setembro Verde:
12/9/2025 – 18h às 21h – Curso de Gerenciamento do Processo de Doação e Transplantes
13/9/2025 – 8h30 às 17h – Curso de Determinação de Morte Encefálica
16/9/2025 – 7h30 às 9h30 – Panfletagem no Sinaleiro da Praça Ulisses Guimarães
23/9/2025 – 14h – Panfletagem Shopping/Hospital São Mateus
26/9/2025 – 8h30 – Dia de Celebrar & Conectar, no Conselho Regional de Medicina
26/9/2025 – 13h às 17h – Curso Introdutório: Processo de Doação e Transplantes
27/9/2025 – 17h30 às 19h30 – 3ª Caminhada Verde no Parque Das Águas
29/9/2025 – 8h às 18h – Curso Básico: Identificação de Potenciais Doadores de Órgãos e tecidos
30/9/2025 – 8h às 18h – Curso Intermediário: Identificação de Potenciais Doadores de Órgãos e Tecidos
SES salva pacientes que aguardam por transplante
A Secretaria realizou 13 captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso em 2024, com 36 órgãos retirados, sendo 22 rins, 10 fígados e 4 corações. Também foram captadas 552 córneas e realizados 417 transplantes de córneas no Estado no ano passado.
Em 2025, a Central já realizou a captação de múltiplos órgãos de sete doadores. “Foram captados 20 órgãos: 14 rins, cinco fígados e um coração. De janeiro a 25 de agosto, foram feitos 232 transplantes de córneas em Mato Grosso”, concluiu Anita.
Existem dois tipos de doação de órgãos: a do doador vivo e do doador falecido. Desde que esteja saudável e concorde com a doação, o primeiro pode doar parte da medula óssea, rim, fígado ou pulmão. O segundo caso começa após a notificação de morte encefálica de um paciente, e mediante a autorização da família. O doador pode doar coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córneas, veias, ossos e tendões.
Antes da doação, é realizada uma entrevista familiar e o falecido deve ter manifestado, em vida, o desejo de ser doador. Em casos de óbito por parada cardíaca, somente a doação de córneas e tecidos é possível.
A captação pode ser feita em qualquer unidade hospitalar da rede pública ou privada de Mato Grosso. O Hospital São Mateus é o responsável por realizar transplante de rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o Instituto de Olhos, credenciado e habilitado para a coleta de tecidos, para o transplante de córneas.
Por Luiza Goulart/Comunicação/SES-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800