• Cuiabá, 22 de Agosto - 2025 00:00:00

PLANTÃO NA CASA DA DEMOCRACIA


Ocorrerá, neste sábado (23.08), o plantão da Justiça Eleitoral para atender eleitores e eleitoras, na Casa da Democracia, em Cuiabá, em regime de mutirão. Os atendimentos serão das 9h às 15h, coordenados pelo Cartório da 39ª Zona Eleitoral, e fazem parte das ações estratégicas em atendimento ao plano da Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), com foco no cadastramento biométrico.    

Para os serviços, serão disponibilizados oito servidores(as). O objetivo é proporcionar mais comodidade à população que, muitas vezes, não consegue comparecer a um ponto de atendimento da Justiça Eleitoral durante a semana, em função do regime de trabalho.     

É importante esclarecer que qualquer eleitor ou eleitora pode procurar o atendimento neste sábado (23.08), ou seja, o atendimento não é restrito a pessoas que pertencem apenas à 39ª Zona Eleitoral ou que morem apenas em Cuiabá, uma vez que o TRE-MT instituiu o projeto Zonas Sem Fronteiras. A iniciativa permite que qualquer morador do estado de Mato Grosso seja atendido em uma unidade do TRE-MT, independente do domicílio eleitoral.    

A Casa da Democracia está localizada na Av. Historiador Rubens de Mendonça, n° 4.750, no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá. Mais informações ou dúvidas podem ser sanadas pelo Disque Eleitor: 0800 647 8191.     

Mais segurança     

A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada pessoa vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra no momento da votação. No dia da eleição, o eleitor coloca o dedo no leitor biométrico para confirmar sua identidade e, em seguida, é liberado para votar na urna eletrônica.       

Além das digitais, no cadastro biométrico também são atualizados outros dados pessoais e a foto do eleitor, aumentando a segurança e reduzindo fraudes como o voto múltiplo ou o uso de títulos de terceiros. A meta da Corregedoria Regional Eleitoral é ampliar o cadastramento biométrico, atingindo pelo menos 98% do eleitorado mato-grossense. Atualmente, este índice está em 89,03%.      

Documentos necessários        

Para fazer a biometria, basta apresentar um documento oficial com foto. Já para transferir domicílio eleitoral, é preciso, além do documento pessoal, apresentar comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos que forem tirar o primeiro título também devem levar o comprovante de quitação militar.       

Por Nara Assis/Comunicação TRE-MT  




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: