A Justiça Eleitoral irá atender os eleitores e eleitoras no próximo sábado (23.08), das 9h às 15h, na Casa da Democracia, em Cuiabá, em regime de mutirão. Os atendimentos são coordenados pelo Cartório da 39ª Zona Eleitoral, e fazem parte das ações estratégicas em atendimento ao plano da Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), com foco no cadastramento biométrico.
Para os serviços, serão disponibilizados oito servidores(as). O objetivo é proporcionar mais acesso à população que, muitas vezes, não consegue comparecer a um ponto de atendimento da Justiça Eleitoral durante a semana, em função do regime de trabalho.
É importante esclarecer que qualquer eleitor ou eleitora pode procurar o atendimento neste sábado (23.08), ou seja, o atendimento não é restrito a pessoas que pertencem apenas à 39ª Zona Eleitoral ou que morem apenas em Cuiabá, uma vez que o TRE-MT instituiu o projeto Zonas Sem Fronteiras. A iniciativa permite que qualquer morador do estado de Mato Grosso seja atendido em uma unidade do TRE-MT, independente do domicílio eleitoral.
A Casa da Democracia está localizada na Av. Historiador Rubens de Mendonça, n° 4.750, no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá. Mais informações ou dúvidas podem ser sanadas pelo Disque Eleitor: 0800 647 8191.
Mais segurança
A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada pessoa vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra no momento da votação. No dia da eleição, o eleitor coloca o dedo no leitor biométrico para confirmar sua identidade e, em seguida, é liberado para votar na urna eletrônica.
Além das digitais, no cadastro biométrico também são atualizados outros dados pessoais e a foto do eleitor, aumentando a segurança e reduzindo fraudes como o voto múltiplo ou o uso de títulos de terceiros. A meta da Corregedoria Regional Eleitoral é ampliar o cadastramento biométrico, atingindo pelo menos 98% do eleitorado mato-grossense. Atualmente, este índice está em 89,03%.
Documentos necessários
Para fazer a biometria, basta apresentar um documento oficial com foto. Já para transferir domicílio eleitoral, é preciso, além do documento pessoal, apresentar comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos que forem tirar o primeiro título também devem levar o comprovante de quitação militar.
Por Nara Assis/Comunicação TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso
Contratações públicas: o exemplo do Superior Tribunal Militar e seu potencial transformador
Quando o silêncio grita!
Ministério Público quer relatórios sobre segurança e meio ambiente
AL e TCE defendem prorrogação da suspensão de consignados