O eleitorado de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá) terá, nos dias 14 e 15 de agosto, a oportunidade de realizar o cadastramento biométrico em dois mutirões promovidos pela Justiça Eleitoral no município. Um deles será realizado na Escola Estadual Professora Juracy Macedo, nos dias 14 e 15. No dia 14, o atendimento ocorrerá das 8h30 às 15h, e, no dia 15, das 8h30 às 11h. O outro mutirão acontecerá também no dia 15, na Casa Lar Abrigo dos Idosos (CLAI), das 12h às 15h.
O público-alvo do mutirão na escola é a sociedade poxorense em geral, incluindo alunos da instituição com idade entre 15 e 18 anos, que poderão tirar o primeiro título de eleitor, com voto facultativo. A ação no abrigo será voltada exclusivamente ao público interno, ou seja, às pessoas que vivem na instituição. Além da identificação biométrica, serão oferecidos, em ambos os mutirões, os seguintes serviços: revisão cadastral, transferência de domicílio eleitoral, emissão de segunda via do título e geração de boleto para pagamento de multas eleitorais.
Os trabalhos são organizados pelo Cartório da 47ª Zona Eleitoral, que disponibilizará toda a estrutura necessária para o atendimento. A equipe será composta por dois servidores e dois kits biométricos, podendo ser ampliada, caso necessário. Cada kit é composto por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura, e cases para cenário e transporte dos equipamentos. Os kits são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ser atendido(a), basta levar um documento oficial com foto e comprovante de endereço.
“Dados preliminares coletados pelo Juízo da 47ª Zona Eleitoral indicam que aproximadamente 35 alunos poderão ser atendidos na unidade escolar. A Casa Lar Abrigo dos Idosos possui um público de 21 moradores com idade entre 60 e 80 anos, dos quais 15 ainda não tiveram a biometria coletada. O mutirão na escola é aberto a toda a sociedade que precisa regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral”, informou o chefe do cartório da 47ª Zona Eleitoral, Wesley de Lima.
Panorama Eleitoral
Poxoréu está a 2% de alcançar a meta de 98% estabelecida para 2025 pela campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral. Entre os 142 municípios mato-grossenses, ocupa a 14ª posição em melhor desempenho no cadastramento biométrico no estado. O eleitorado local é composto por 14.568 pessoas, das quais 13.986 (96%) já fizeram a biometria, enquanto 582 (4%) ainda não realizaram a coleta. Entre as zonas eleitorais, a 47ª figura em segundo lugar no ranking estadual da identificação biométrica.
Quatro municípios mato-grossenses já superaram ou estão muito próximos de atingir os 100% de cadastramento biométrico, superando assim a meta mínima de 98% estipulada pela campanha: Ponte Branca (99,85%), Araguainha (99,83%), Vale do São Domingos (99,29%) e Indiavaí (98,17%). Outros três municípios estão a menos de 1% de alcançar a meta: Planalto da Serra (97,42%), Araguaiana (97,31%) e Jangada (97,03%).
A biometria adotada pela Justiça Eleitoral representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança, a confiabilidade e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove a acessibilidade e a inclusão, além de aumentar a confiança nos resultados das eleições.
Por Anderson Pinho/Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800