O Serviço Social da Indústria (Sesi MT) em Mato Grosso disponibiliza 790 vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Interessados em concluir o ensino fundamental e médio podem procurar um dos polos da entidade nas cidades de Várzea Grande, Sinop, Cáceres e Rondonópolis. As matrículas vão até o mês de agosto e as datas variam conforme cada unidade.
Na unidade de Várzea Grande, são oferecidas 300 vagas, com inscrições abertas até o dia 15 de agosto e início das aulas previsto para 25 de agosto. Em Sinop, estão disponíveis 200 vagas, com prazo de matrícula até 7 de agosto e aulas também iniciando no dia 25. Já em Cáceres, foram disponibilizadas 150 vagas, com inscrições até 20 de agosto e início das aulas em 25 de agosto. Em Rondonópolis, são 140 vagas, com matrículas até 22 de agosto e início das aulas marcado para 1º de setembro.
As aulas são híbridas, com 80% da carga horária online e 20% presencial. Os encontros presenciais serão realizados uma vez por semana (conforme calendário do curso). Nos quatro dias da semana em que o aluno não está no Sesi, ele pode acessar a plataforma de estudos de onde quiser e no melhor horário.
O gerente de Educação do Sesi MT, Fernando Pereira, destaca que a iniciativa é uma oportunidade para que jovens e adultos finalizem os estudos e avancem na formação profissional. “Ao conquistar o diploma, o estudante pode ingressar em cursos técnicos, faculdades e ainda disputar melhores vagas no mercado de trabalho, com salários mais atrativos”, afirma.
Reconhecimento de saberes
O programa da EJA no Sesi tem como objetivo oferecer uma educação de qualidade, com foco na inclusão de pessoas que, por diversos motivos, não concluíram os estudos e muitas vezes se sentem desvalorizadas. Para o Sesi, mesmo sem o diploma, esses estudantes carregam experiências e conhecimentos valiosos que podem contribuir significativamente com o setor industrial de Mato Grosso.
“Com base nesses saberes, o Sesi adota uma metodologia que reconhece a vivência dos alunos, permitindo que conciliem os estudos com suas rotinas diárias”, explica Fernando. A abordagem é reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação e permite a aceleração do tempo de conclusão com base na experiência de vida dos participantes.
Documentos necessários
Para realizar a matrícula na EJA, os trabalhadores da indústria e dependentes, além da população em geral, precisam apresentar os seguintes documentos na unidade que deseja estudar: Carteira de Identidade ou CNH, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de endereço atualizado, além do histórico escolar do ensino fundamental. Para dependentes, é necessário apresentar também a Certidão de Nascimento ou Casamento. Todos os documentos devem ser originais.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones das unidades do Sesi:
Várzea Grande: (65) 3685-2311
Rondonópolis: (66) 3410-2440
Sinop: (66) 3531-3611 / (66) 99646-2021 (WhatsApp)
Cáceres: (65) 3223-4033 / (65) 3224-1145 (WhatsApp)
Por Fernanda Nazário/Assessoria Sesi-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso
Contratações públicas: o exemplo do Superior Tribunal Militar e seu potencial transformador