A unidade móvel da Justiça Eleitoral em Mato Grosso estará presente na maior feira agropecuária do noroeste do estado: a ExpoJuína, que será realizada entre os dias 6 e 10 de agosto, no Parque de Exposições “Serjão” de Juína, município distante a 741 km de Cuiabá.
A presença do ônibus do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) compõe estratégia da campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), de ampliar a identificação biométrica de eleitores no estado.
Conforme dados dos organizadores, a ExpoJuína reúne um público aproximado de 14 mil pessoas ao dia. O evento atrai pessoas de pelo menos 10 cidades da região como Aripuanã, Colniza, Brasnorte, Juara, Cotriguaçu, Juruena e Castanheira, além de municípios do vizinho estado de Rondônia.
“Com população estimada em cerca de 50 mil habitantes, Juína é um município reconhecido como polo regional do noroeste estadual. A expressiva concentração de público prevista para o evento representa uma oportunidade singular para promover, com capilaridade e eficiência, o alcance da biometria eleitoral, com expectativa de atender cerca de 100 eleitores por dia, de forma acessível, descentralizada e eficiente”, avalia o juiz eleitoral da 35ª Zona Eleitoral, Patrick Coelho Campos Gappo.
O ônibus da Justiça Eleitoral Móvel (JEM), todo adesivado na cor azul, ficará estacionado em um prédio instalado na entrada do Parque de Exposições. Para a ExpoJuína, o Cartório Eleitoral da 35ª ZE vai levar toda a estrutura necessária para o cadastramento biométrico de eleitores. Serão seis servidores da Justiça Eleitoral e seis kits biométricos. Cada kit eleitoral é formado por computador portátil, scanner para coleta da biometria, câmera digital, pad para assinatura e cases para cenário e para o transporte de equipamentos. Os kits são padronizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Durante intervalos, a ExpoJuína vai exibir, nos quatro telões de led posicionados na arena de rodeio e na praça de alimentação, vídeo institucional da Justiça Eleitoral, falando da importância da biometria para o exercício do voto e informando a presença da unidade móvel do TRE-MT no Parque de Exposições”, explica o chefe do Cartório da 35ª Zona Eleitoral, Waldomiro Junior Ormond dos Santos.
Panorama eleitoral municipal
Dados da Justiça Eleitoral em Mato Grosso indicam que o município possui um contingente de 32.828 pessoas aptas a votar, das quais 22.627 eleitores e eleitoras já fizeram o cadastramento biométrico, o correspondente a 70%. Enquanto isso, um eleitorado formado por 10.201 (30%) ainda não fez o cadastramento biométrico. Embora o índice de coleta biométrica no município seja expressivo, ela está abaixo da meta mínima idealizada pela campanha Biometria 100% que é de pelo menos 98%.
Por isso, além da unidade móvel da Justiça Eleitoral na ExpoJuína, a campanha no município busca amplificar as ações para cadastramento biométrica com participação em mutirões e eventos, além de spots em rádios, faixas em vias públicas e assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Juína.
Parceria com Sindicato Rural
O presidente do Sindicato Rural de Juína (SRJ), José Lino Geraldo Martins Rodrigues, enalteceu a importância do voto e da Justiça Eleitoral e reforçou as parcerias, que se apoiam na visibilidade do evento para levar serviços de utilidade pública à população. “É um trabalho de grande importância. A Justiça Eleitoral organiza as eleições e o nosso foco é trabalhar no coletivo, envolvendo várias instituições e entidades, trazendo além de shows, serviços para a população”, disse.
Trata-se de um evento muito aguardado pela população da região pela oportunidade de assistir a shows nacionais. Na edição 2025 do evento, haverá shows de Jiraya Uai (06/08), Simone Mendes (07/08), Gustavo Mioto (08.08) e Ana Castela (09.08). Durante a exposição também ocorre a 3ª Expoleite, desfile de cavaleiros e show de prêmios, além da aguardada etapa da Liga Nacional de Rodeio, reunindo os melhores peões do país em provas como 3 tambores, laço comprido e laço em dupla.
A ExpoJuína 2025 é uma realização do Sindicato Rural de Juína, com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal e patrocínio de entidades ligadas ao agronegócio.
Biometria: avanço tecnológico
A biometria adotada pela Justiça Eleitoral representa um avanço tecnológico, pois fortalece a segurança, a confiabilidade e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação do eleitor de forma rápida e automática, reduz filas, otimiza o tempo para o exercício do voto, promove a acessibilidade e a inclusão, além de aumentar a confiabilidade no resultado das eleições.
Por Anderson Pinho/Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800