Flavia Camargo
Desde pequena, eu sabia que queria escrever livros. Aos cinco anos, na casa da minha avó, peguei um livro e disse que faria um daqueles quando crescesse. A palavra escrita sempre me fascinou — e ainda fascina.
Na adolescência, escrevi meus primeiros livros, mas só aos 26 anos levei a sério o desejo de publicar. Sem conhecer ninguém no meio literário, pesquisei editoras, enviei originais, recebi respostas ou o silêncio típico. Publiquei com diferentes editoras, mas percebi que a divulgação e venda ficavam a meu cargo. Isso me fez refletir: e se eu assumisse também esse controle?
Descobri que é possível publicar de forma independente, mantendo a autonomia sobre o livro, os direitos e os ganhos. Optei por esse caminho e, com sete livros publicados, aprendi a confiar na minha capacidade, a apostar em mim mesma. A escrita me transformou, ajudou a vencer a timidez e me conectou com leitores que encontraram nas minhas palavras conforto e significado.
Meu livro mais difícil foi Quatro Letras, que fala da perda do meu filho Igor. Expor essa dor foi um desafio, mas também uma cura. Agora, lanço Enquanto Vocês Crescem – As cartas de amor de uma mãe, onde registro minha jornada materna em cartas escritas para meus filhos ao longo de uma década. É um relato de amor, aprendizado e também de luto — pois a maternidade é tudo isso, ao mesmo tempo.
Ser escritora no Brasil hoje exige coragem e perseverança. É um trabalho diário, silencioso, que exige acreditar no valor das próprias palavras. Mas é também uma forma de resistir, de partilhar nossa visão de mundo e de deixar uma marca que ultrapassa o papel.
Para quem sonha em publicar, digo: comece. O caminho se abre ao longo da caminhada. O importante é atender a esse chamado que vem do coração.
*Flavia Camargo é advogada formada pela UFRJ, mãe de três filhos e autora de sete livros, sendo o de estreia "Diferenças em Comum" (Editora Giostri, 2010) e foi finalista do Prêmio Ecos de Literatura com o livro "Quatro Letras" (Editora Albatroz, 2024). Sua mais nova obra é o romance epistolar "Enquanto Vocês Crescem – As cartas de amor de uma mãe".

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800