Nesta quinta-feira (10), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) realiza em Rondonópolis o Encontro de Negócios com foco no programa Agente Local de Inovação (ALI). O evento pretende reunir micro e pequenos empresários que desejam impulsionar seus negócios e inicia às 18h30, no Magic Garden Festas e Eventos, localizado na Avenida Goiânia, nº 862, no Jardim Pindorama.
Durante o encontro, os participantes poderão conhecer os resultados do primeiro ciclo do programa e se inscrever para a nova etapa, que começa ainda em julho. A iniciativa é totalmente gratuita e voltada exclusivamente para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), com número limitado de vagas. Além da apresentação do programa, haverá espaço para networking entre empresários e palestras sobre temas como marketing digital e estratégias de crescimento.
O programa ALI é uma iniciativa do Sebrae que visa estimular a inovação e melhorar a competitividade dos pequenos negócios. Agentes capacitados atuam diretamente nas empresas participantes, oferecendo consultorias personalizadas, diagnóstico de gestão, planejamento estratégico e acompanhamento prático. O ciclo de acompanhamento tem duração de seis meses e busca identificar desafios e desenvolver soluções eficazes para aumentar o faturamento.
Segundo a coordenadora do Sebrae/MT em Rondonópolis, Mônia Ramos, o ALI é um pesquisador que recebe bolsa do Sebrae para auxiliar os empresários com diagnósticos e planos de melhoria. “O Agente Local de Inovação é focado em aumentar o faturamento e a produtividade das micro e pequenas empresas. O encontro vai reconhecer quem participou do primeiro ciclo e abrir as inscrições para o próximo. É também uma chance de fazer negócios, conhecer outros empresários e trocar experiências”, explica.
A empresária Lilian Mendes, gestora da clínica Gestcare, participou do primeiro ciclo de 2025 do programa em Rondonópolis e afirma que observou avanços em seu negócio. “Participar do ALI foi uma experiência muito enriquecedora. Com o diagnóstico completo da minha empresa, enxerguei pontos fundamentais de melhoria. Fizemos um planejamento estratégico e, com o acompanhamento da agente local de inovação, comecei a implementar mudanças que já geraram resultados concretos”, relata.
Lilian também pontua os impactos da participação no programa em sua postura empreendedora. “Além das transformações na estrutura da clínica e na gestão dos serviços, houve um crescimento pessoal enorme. Evoluí como gestora e tive mais clareza e organização. Recomendo muito o programa para quem deseja transformar verdadeiramente o seu negócio”, destaca.
A empresária Crisdaiany Ferreira, proprietária da Inox Tradição, também participou do primeiro ciclo do programa e relata os benefícios práticos que obteve com o acompanhamento dos agentes. “Para nós, participar do ALI foi muito bom. Os gestores nos apresentaram um diagnóstico claro e de fácil entendimento, deram apoio e toda a orientação necessária. Em conjunto, conseguimos criar soluções e objetivos nos processos que fortaleceram a imagem da marca e, como consequência, geraram um aumento de faturamento no mês”, afirma.
De acordo com a coordenadora Mônia Ramos, o evento pretende conectar empresários que já passaram pelo programa e novos empreendedores interessados em aderir. “O ambiente será voltado à troca de experiências, valorização de boas práticas e divulgação de ferramentas de inovação acessíveis à realidade local”, afirma.
As inscrições para o Encontro de Negócios são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo link: https://mt.loja.sebrae.com.br/etapa-reconhecer-ali-ciclo-1-2025-354000856. As vagas são limitadas e apenas ME e EPP podem se inscrever. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (66) 3199-0846 (Sebrae Rondonópolis).
Da Assessoria Sebrae-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800