Da Redação
O Governo de Mato Grosso assinala que "encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (2.7), um projeto de lei para congelar valores do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab)".
As informações foram ressaltadas após anúncio da decisão à cargo do governador Mauro Mendes.
Projeto à ALMT:
Conforme o projeto, o objetivo é alterar a metodologia de periodicidade de correção do valor cobrado dos produtores rurais. Atualmente, o valor é corrigido em janeiro e julho, de acordo com os valores vigentes da Unidade de Padrão Fiscal (UPF) para os respectivos meses, referentes ao mesmo ano.
Com o projeto, a correção da contribuição do Fethab cobrada entre janeiro e junho considerará o valor da UPF de julho do ano anterior; e de julho a dezembro, o fundo estadual levará em consideração o valor da unidade de padrão fiscal de janeiro do mesmo ano.
A UPF é atualizada mensalmente pelo governo e serve como indexador para diversos cálculos na área fiscal do Estado.
O projeto de lei segue para discussão e votação entre os deputados estaduais. Se aprovado, volta para ser sancionado pelo governador Mauro Mendes.
O anúncio
"Ouvimos a reivindicação da Aprosoja, de diversos produtores e de outros setores também ligados ao pagamento do Fundo Estadual de Transporte e Habitação" - disse o governador Mauro Mendes - ao anunciar o congelamento do valor do Fethab neste ano.
O Executivo estadual lembra que a ação "vai beneficiar milhares de produtores de Mato Grosso".
Via Comunicação, reforça:
O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (2.7), junto com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Lucas Beber, e de outros membros da diretoria da entidade.
"Neste ano, nós vamos ter um aumento de produção, então podemos dar essa contribuição e continuar os importantes investimentos que o governo está fazendo em toda a área de infraestrutura para melhorar a logística, que é fundamental para Mato Grosso", relatou o governador.
Mauro registrou que desde o início de sua gestão os valores do Fethab têm sido totalmente aplicados para seu fim, ou seja, na infraestrutura e habitação - o que não acontecia desde a criação do fundo, há mais de 20 anos.
"Além de investir 100% do que arrecadamos do Fethab, ainda aportamos mais recursos próprios. Temos hoje o maior programa de infraestrutura do Brasil, que vai continuar sem nenhuma paralisação", pontuou.
O presidente da Aprosoja, Lucas Beber, agradeceu a sensibilidade do governador com a classe produtiva.
"O governador se sensibilizou com a rentabilidade do produtor, que diminuiu nos últimos dois anos, principalmente com a queda do preço das commodities, e atendeu esse pedido, que também contou com a articulação da Assembleia Legislativa", ressaltou.
O projeto de lei será enviado para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Com Lucas Rodrigues e Allan Pereira/Secom-MT
Atualizada às 14h37


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade
95 Anos da OAB Nacional: uma história de lutas na defesa das prerrogativas e da democracia brasileira
Black Friday deve movimentar R$ 1,2 bi na economia, aponta estudo
Do medo reprimido à fuga química, o homem que aprendeu a não temer vive refém da própria coragem
A educação que floresce quando aprendemos a compartilhar
Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre, estima FGV
PF desmantela rede de abuso sexual infantojuvenil em MT
Operação Guns da PC mira comércio ilegal de armas para outros estados