O defensor público Iderlipes Pinheiro de Freitas assumiu a presidência da Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (AMDEP) para o biênio 2025/2027. A cerimônia, realizada de forma híbrida, marca uma nova fase na trajetória da entidade, que completa 26 anos na próxima quinta-feira (03/07).
Durante o discurso de posse, Iderlipes destacou que a nova gestão será guiada por princípios fundamentais: união, diálogo aberto, respeito mútuo e escuta ativa. “Assumimos hoje com a certeza de que esses fundamentos serão o alicerce de nossa atuação, contribuindo para uma AMDEP cada vez mais forte, representativa e próxima de seus associados”, afirmou.
A gestão recém-empossada reforça seu compromisso de lutar por melhorias concretas nas condições de trabalho, valorização salarial compatível com a responsabilidade da função, atenção integral à saúde de defensoras e defensores e busca por paridade com outras carreiras do sistema de Justiça. “Temos plena consciência de que esses são anseios legítimos e urgentes da nossa classe, e não mediremos esforços para promover avanços nessas pautas com firmeza e transparência, como merecem todas as Defensoras e Defensores Públicos. Sabemos que o caminho não será livre de desafios. Vivemos tempos difíceis, que exigem resistência, inovação, criatividade e coragem para defender nossas prerrogativas e direitos”, destacou Iderlipes.
Na cerimônia de posse, a defensora Janaina Yumi Osaki, que deixa o cargo de presidenta após duas gestões à frente da AMDEP, manifestou um sentimento de dever cumprido e agradeceu pelo apoio de toda a classe e dos membros da Associação. “Foram anos de batalhas, especialmente no Legislativo Federal, onde buscamos garantir direitos e avanços para nossa carreira. Tenho confiança de que a nova gestão, liderada pelo Iderlipes, continuará esses esforços, elevando ainda mais o trabalho da AMDEP em defesa de todos nós”, declarou.
O secretário executivo de Administração Superior da DPMT, Clodoaldo Queiroz, também destacou a continuidade do trabalho realizado pela entidade. “A Janaina desempenhou seu papel de liderança com excelência, e tenho certeza de que o Iderlipes, com sua experiência e dedicação, comandará uma gestão brilhante”, comentou.
Palavras de incentivo também vieram de colegas que participaram da luta de classe. A defensora Fernanda Maria Cícero de Sá França relembrou o papel da associação na trajetória de muitos defensores públicos. “Quando fui presidente da AMDEP, pude testemunhar as lutas e vitórias que fazem parte da nossa história. Hoje, vendo o Iderlipes assumir essa responsabilidade, tenho esperança de que o trabalho continuará forte, sempre colocando nossa carreira e a Defensoria Pública em primeiro plano, pois a melhora de nossa instituição reflete diretamente na qualidade do atendimento à população”, salientou.
Representando a defensora pública-geral Luziane Castro, o defensor Rogério Borges de Freitas, primeiro subdefensor público-geral, reafirmou o apoio ao trabalho desenvolvido pela AMDEP. “Quero parabenizar pelo excelente trabalho realizado pela entidade e, ao mesmo tempo, cumprimentar o Iderlipes. Em nome da Luziane, dizer que a administração está à disposição para colaborar com a nova gestão”, afirmou.
A cerimônia também empossou Caroline Maat Rodrigues Sakaui (vice-presidenta), Luiz Augusto Cavalcanti Brandão (secretário-geral), Alessandra Maria Ezaki (primeira secretária), Anderson Pereira Martins (diretor de atividades de pesquisas), Nelson Gonçalves de Souza Junior (tesoureiro) e Jorge Alexandre Felipe Viana Munduruca (diretor de previdência e assistência social).
E o Conselho Fiscal está formado por Alenir Auxiliadora F. da Silva Garcia, Janaina Yumi Osaki e Emília Maria Bertini Bueno.
Fonte: Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso