Da Redação
"O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Mato Grosso (CIRA-MT) deflagrou a segunda fase da Operação Falsus Granum nesta sexta-feira (27). A ação tem como alvo uma organização criminosa especializada em crimes como falsidade ideológica, falsificação de documentos e sonegação fiscal. São cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, decretados pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá" - ressalta o Ministério Público Estadual.
O MPMT acrescenta:
As ordens judiciais estão sendo cumpridos nas cidades de Cuiabá, Primavera do Leste e em cidades do Estado de Santa Catarina. Ao todo, foram expedidos quatro mandados de prisão preventiva e mais quatro de busca e apreensão.
A investigação teve início a partir da identificação de 62 empresas com indícios de serem de fachada. No decorrer das apurações, foi constatada a existência de um esquema criminoso organizado para a prática de fraudes fiscais, por meio da criação de empresas "fantasmas", registradas em nome de "laranjas", com o objetivo de burlar a fiscalização tributária e suprimir o recolhimento de impostos aos cofres públicos. Até o momento, foram lançados aproximadamente R$ 270 milhões em créditos tributários e multas decorrentes das irregularidades identificadas.
O CIRA-MT é uma força-tarefa integrada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 14ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Tributária, pela Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários (Defaz), pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e pela Controladoria-Geral do Estado (CGE).
Com Comunicação MPMT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos