Em sessão extraordinária - a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) empossou dois novos parlamentares que assumem como suplentes no exercício do mandato de deputado estadual. Graciele Marques dos Santos (PT) e José Joaquim de Souza Filho, o Baiano Filho (União), passam a ocupar, respectivamente, as cadeiras deixadas pelos deputados Lúdio Cabral (PT) e Júlio Campos (União), que se licenciaram temporariamente das atividades legislativas.
Conhecida como Professora Graciele, a nova deputada é educadora da rede pública estadual e já atuou como vereadora no município de Sinop entre 2021 e 2024, tendo sido a mais votada no pleito municipal. Em 2022, concorreu ao cargo de deputada estadual e recebeu 7.580 votos. Ao tomar posse na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), destacou em seu pronunciamento o compromisso de fortalecer pautas regionais e ampliar o debate sobre agricultura familiar, meio ambiente, educação, cultura e inclusão social.
“Quero representar as famílias agricultoras, a agricultura familiar, o meio ambiente, fazer a defesa da educação, como faz o deputado Lúdio, Barranco e outros colegas. Lembrar a importância da cultura, que é algo que pulsa em todo o Estado de Mato Grosso, que precisa de incentivos e não pode ficar sem a defesa dessa Casa”, disse a deputada.
“Quero fazer um mandato pela ciência, pelas mulheres negras, um mandato antirracista. Precisamos reparar na história as injustiças com o povo negro”, destacou Professora Graciele.
O deputado empossado Baiano Filho (União), retorna ao Parlamento e em seu pronunciamento destacou que iniciou sua trajetória política em Sinop, município que o elegeu por três mandatos como vereador e dois como deputado estadual. Ele também ocupou o cargo de secretário de Estado de Esportes durante a gestão do ex-governador Blairo Maggi, período em que Mato Grosso conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014.
Baiano Filho agradeceu ao partido União Brasil, em especial ao deputado Júlio Campos, pela confiança e pela oportunidade de reassumir uma cadeira na Assembleia Legislativa. “Sou grato ao partido e ao deputado Júlio Campos pela oportunidade de continuar trabalhando por um Mato Grosso ainda melhor para todos”, afirmou no plenário.
A sessão foi realizada na quarta-feira (18).
Com Flávio Garcia/Comunicação ALMT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos