Da Redação
O ministro dos Transportes, Portos e Avião, Renan Filho, prometeu - nesta semana, o avanço de duas obras consideradas fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso: a continuidade da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), que liga Água Boa à Ferrovia Norte-Sul, em Goiás, e a duplicação da BR-163, entre Sinop e Guarantã do Norte.
A promessa do ministro foi em resposta a cobrança do senador Jayme Campos (União-MT), durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado.
Renan informou ao senador que até o final deste ano, as obras da FICO devem chegar a 50% de conclusão, a caminho de Mato Grosso. Ele explicou que houve uma redução no cronograma de desenvolvimento dos trabalhos devido ao período de chuvas que ocorrem nesta época em Mato Grosso. Há também, segundo ele, no final do trecho, uma dificuldade para licenciamento ambiental, mas que o Ministério já está trabalhando para solucioná-lo.
“Vamos levar o presidente Lula lá porque agora essa ‘obra vai voar’” – disse, com efeito, o ministro. A FICO faz parte de uma política de desenvolvimento logístico do Brasil para interligar os polos produtores de grãos do Centro-Oeste até a Ferrovia Norte Sul. Executada pela Companhia Vale do Rio Doce, o projeto total prevê a implantação de 888 km de trilhos, sendo 383 km de Mara Rosa (GO) a Água-Boa e 505 km de Água Boa a Lucas do Rio Verde.
Sobre a continuidade da duplicação da BR-163, necessária para escoamento da produção pelos portos do Arco Norte da Logística, o ministro disse ao senador que seguem as tratativas para otimização do contrato de concessão com a Via Brasil, para que seja possível viabilizar a duplicação no trecho em Mato Grosso e implantação de faixas adicionais até Santarém. Essa otimização, segundo ele, também depende de aprovação pelo Tribunal de Contas da União.
Renan Filho foi chamado a Comissão de Infraestrutura para debater o plano de trabalho do Ministério dos Transportes para os próximos dois anos. Nesse planejamento está incluído também a Ferrogrão, que deverá ligar Lucas do Rio Verde a Itaituba, no Pará, num investimento na ordem de R$ 20 bilhões, numa extensão de 933 quilômetros. O ministro previu para abril do ano que vem a publicação do edital para concessão da obra.
Fonte: Assessoria
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