Da Redação
O Senado aprovou por unanimidade a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 81/2015, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT). A proposta permite que os estados, junto com a União e o Distrito Federal, criem políticas próprias de proteção ao idoso, respeitando as características e necessidades regionais.
“Essa proposta é um passo importante para que cada região possa cuidar melhor dos seus idosos, respeitando as diferenças locais. Não podemos usar a mesma receita para todos, pois as realidades mudam de um lugar para outro”, destacou Fagundes.
A PEC foi aprovada em segundo turno no Senado e agora será encaminhada à Câmara dos Deputados. O texto altera o artigo 24 da Constituição para incluir a proteção ao idoso entre as competências legislativas concorrentes — ou seja, autoriza os estados e o Distrito Federal a elaborarem leis específicas para essa população.
“Os governos estaduais poderão desenvolver políticas públicas que garantam mais respeito, dignidade e cuidado para os nossos idosos”, reforçou o senador.
O tema ganha relevância diante do envelhecimento acelerado da população brasileira. Segundo o IBGE, até 2030, o número de pessoas com 60 anos ou mais deve superar o de crianças e adolescentes de até 14 anos no Brasil. Esse cenário exige maior atenção do poder público e reforça a importância de políticas públicas específicas para garantir qualidade de vida e inclusão dessa parcela crescente da população.
Ao comemorar a aprovação, Fagundes agradeceu aos colegas parlamentares pelo apoio à proposta. “A luta pelos direitos dos idosos é uma luta por justiça, por gratidão e, sobretudo, por humanidade. Hoje, o Senado Federal diz sim a um Brasil mais justo com os seus idosos. Eles merecem. E nós temos a obrigação de facilitar a vida deles”, afirmou.
Fonte: Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande