Sete municípios de Mato Grosso alcançaram 100% de cobertura da vacina tríplice viral em crianças menores de dois anos, conforme o último levantamento do projeto Vacinômetro, referente ao primeiro trimestre de 2025. São eles: Indiavaí, Juara, Juína, Reserva do Cabaçal, Rondolândia, Santa Cruz do Xingu e Vale de São Domingos. A iniciativa da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico monitora a cobertura vacinal de 17 imunizantes em Mato Grosso desde 2023.
O objetivo do projeto é aumentar os índices de vacinação entre crianças, adolescentes e idosos nos 42 municípios com as menores taxas de cobertura em Mato Grosso, representando 30% do estado. Além de fornecer subsídios aos promotores de Justiça para que atuem junto ao poder público local, o monitoramento também busca sensibilizar a população sobre a eficácia das vacinas. O levantamento é realizado periodicamente com o apoio do Departamento de Planejamento e Gestão (Deplan) do Ministério Público de Mato Grosso. As informações são fornecidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), que considera ideal uma cobertura vacinal acima de 95%.
Conforme o primeiro levantamento deste ano (7ª edição), foram monitoradas 17 vacinas, que têm como público-alvo menores de um ano (BCG, febre amarela, meningococo C, pentavalente, pneumocócica, poliomielite e rotavírus), menores de dois anos (hepatite A, tríplice viral e varicela), crianças e adolescentes (HPV feminino, HPV masculino, meningocócica ACWY 11 anos, meningocócica ACWY 12 anos, meningocócica ACWY 13 anos e meningocócica ACWY 14 anos) e idosos (influenza).
Piores índices
O ranking do projeto Vacinômetro revela dados alarmantes de cobertura zerada em diversos municípios para 10 tipos de vacinas: BCG, febre amarela, meningococo C, pentavalente, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, hepatite A, tríplice viral e varicela. São José do Povo, por exemplo, está com cobertura de 0% para todas elas, enquanto Tesouro está com 0% para oito dessas vacinas. Além disso, os 42 municípios com a pior cobertura para influenza apresentam taxas inferiores a 50%. Lideram o ranking nessa categoria os municípios de Luciara (19,51%), Nova Nazaré (21,04%) e Alto Boa Vista (21,41%).
Da Comunicação MPMT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal