O Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia MT) realiza, nos dias 20 e 21 de maio, o Encontro da Indústria do Setor Elétrico, que ocorrerá na Fatec Senai, em Cuiabá, e terá como tema o futuro do setor elétrico.
A proposta é discutir soluções para geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, com destaque para a transição energética e a descarbonização da indústria. Estão previstas palestras sobre fontes de energia com potencial no estado, como solar, hidrelétrica, gás, hidrogênio verde e biometano.
Um dos destaques será a apresentação dos sistemas de armazenamento BESS (Battery Energy Storage System), conhecidos como "superbaterias". Segundo o presidente do Sindenergia MT, Carlos Garcia, esses equipamentos contribuem para a estabilidade do fornecimento elétrico e reduzem a dependência de geradores a diesel. “Os preços caíram significativamente neste ano, tornando-os viáveis para o setor produtivo”, afirmou.
A proximidade da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), marcada para novembro em Belém (PA), também impulsiona o debate sobre descarbonização. A expectativa é que a demanda por energia elétrica aumente à medida que empresas adotem processos mais limpos.
“Muitos ainda não sabem por onde começar. Um bom exemplo é investir em eficiência energética, pois ao modernizar equipamentos e reduzir o consumo, já se está contribuindo para a descarbonização”, disse Garcia. O Senai/MT, segundo ele, oferece suporte técnico para implantação de processos de eficiência energética nas indústrias do estado.
Neste ano, o evento contará com uma feira de negócios, na qual expositores de toda a cadeia do setor elétrico — fabricantes, projetistas, construtores, comercializadores e geradores — estarão presentes, e estão previstos mais de 20 estandes, praticamente todos já comercializados.
A expectativa da organização é dobrar o público da edição anterior, com estimativa de 1.200 participantes. As inscrições estão abertas, e a comercialização de espaços para expositores está em fase final.
Gestão participativa
A nova diretoria do sindicato tomou posse em novembro de 2024, com representantes de diversos segmentos do setor elétrico. A aposta, segundo Garcia, é em uma gestão participativa para avançar nas principais pautas do setor.
“Uma grande necessidade que temos hoje é de garantir ampliação dos investimentos em transmissão e distribuição no estado. Isso é essencial para garantir o crescimento da indústria do setor elétrico, que por sua vez irá beneficiar toda a indústria que depende no nosso setor”, afirmou.
A programação do evento inclui oito painéis temáticos, cada um liderado por diretores do sindicato, abordando as fontes de geração e os principais desafios do setor.
Serviço
Evento: Encontro da Indústria do Setor Elétrico – Qual será o futuro do setor elétrico?
Data: 20 e 21 de maio de 2025
Horário: das 8h às 18h
Local: Fatec Senai – Av. XV de Novembro, 303 – Porto, Cuiabá (MT)
Informações: (65) 3644-3443 / (65) 99801-3443
E-mail: sindenergia@sindenergia.com.br
Site: www.sindenergia.com.br
Da Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal