Da Redação
Senador Jayme Campos (União-Brasil-MT) afirmou nesta terça-feira, 29, que a criação da superfederação União Progressista, formada por parlamentares do seu partido e dos Progressistas, "tem tudo para ser converter em bons propósitos para o povo brasileiro" e, ao mesmo tempo, "ajudar o Brasil a sair das dificuldades".
Campos participou do lançamento da federação, no salão nobre da Câmara dos Deputados, e classificou a criação da federação como 'momento impar' para a consolidação da democracia. A superfederação vai reunir 109 deputados federais; 14 senadores, 1.336 prefeitos, e 6 governadores de Estado.
Com essas credenciais, a nova federação tem potencial de redesenhar o equilíbrio de forças nas eleições de 2026 e nas articulações do Congresso nos próximos anos. As federações partidárias são um modelo de aliança que une duas ou mais siglas. Pelas regras, as legendas passam a atuar como uma só por, no mínimo, quatro anos.
A federação será registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a aprovação de seu estatuto por convenções partidárias de cada legenda. O documento também definirá as regras internas de funcionamento, a divisão de comando e as instâncias de decisão — pontos ainda sensíveis entre as cúpulas.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800