As dinâmicas tradicionais do capitalismo não governam mais a economia. O que destituiu esse sistema foi o próprio capital e as mudanças tecnológicas aceleradas das últimas duas décadas, que, como um vírus, destruíram seu hospedeiro. Agora, uma nova dinâmica se constrói com as bigtechs no centro da transformação. É sobre essa teoria que o economista grego Yanis Varoufakis disserta em Tecnofeudalismo, novo livro que chega ao Brasil pelo selo Crítica da Editora Planeta.
Na linha desenvolvida por Varoufakis, que leciona economia na Universidade de Atenas, os dois pilares que sustentavam o capitalismo foram substituídos: os mercados deram lugar às plataformas digitais, que são verdadeiros feudos das grandes tecnologias, e o lucro foi substituído pela pura extração de rendas. Diante desse cenário, o autor propõe que o tecnofeudalismo é o novo poder que está remodelando nossa vida e o mundo, sendo, atualmente, a maior ameaça ao indivíduo liberal, aos esforços para evitar a catástrofe climática e à própria democracia.
O economista ainda diz que a economia mundial é cada vez menos azeitada pelo lucro e cada vez mais pela renda das nuvens. A atividade capitalista está crescendo dentro do mesmo processo de acúmulo energético de capital que degrada o lucro capitalista e gradualmente substitui os mercados capitalistas por feudos das nuvens. "Resumindo, o capitalismo está esmorecendo como resultado de uma atividade capitalista próspera. Foi por meio da atividade capitalista que o tecnofeudalismo nasceu e está agora arrebatando o poder. Afinal de contas, como poderia ser de outra maneira?", escreve.
Com referências que partem da mitologia grega e vão até a cultura pop, Varoufakis explica essa transformação revolucionária: como ela escraviza nossa mente, como reescreve as regras do poder global e, por fim, o que será necessário para derrubá-la.
FICHA TÉCNICA
Título: Tecnofeudalismo
Autor: Yanis Varoufakis
Tradução: Érika Nogueira Vieira
Revisão técnica: Gabriel Oliveira de Carvalho Senra
ISBN:
Páginas: 240
Preço livro físico: R$74,90
Selo Crítica, Editora Planeta
SOBRE O AUTOR
Yanis Varoufakis é economista e professor de Economia na Universidade de Atenas. Após a renúncia ao cargo de Ministro das Finanças na Grécia, cofundou um movimento internacional de base, o DiEM25, que faz campanha pela revitalização da democracia na Europa. Atuou como professor nas universidades de Cambridge, de Sydney e do Texas. Tecnofeudalismo é seu primeiro lançamento pelo selo Crítica da Editora Planeta.
SOBRE O SELO CRÍTICA
Lançado na Espanha em 1976 e presente no Brasil desde 2016, o selo é referência em títulos de alta qualidade nas áreas de história, ensaios e divulgação científica. Com autores de renome internacional, como Niall Ferguson, Mary Beard e Noam Chomsky, também publica algumas das vozes mais influentes do pensamento brasileiro, incluindo Carlos Fico, Pedro Rossi, Tatiana Rossi e Marco Antonio Villa. Uma marca que combina excelência acadêmica com acessibilidade, trazendo ao público obras que informam, provocam e inspiram.
Fonte: Assessoria/Editora Planeta
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TJ crava: paciente com transtorno mental tem direito a internação
Resposta ao desafio
Decreto do Governo de MT: novas regras para consignados
Várzea Grande confirma que retoma licitação para contratar instituição financeira
Presos no Vórtex da Internet: Como Escapar do Loop Digital
AL: urgência sobre projeto que reduz Fethab sobre abate de vacas
A proteção das crianças na Internet: indefinição jurídica que enfraquece a responsabilização e favorece a impunidade
Como a Lei do Bem pode ajudar a reduzir a fuga de cérebros no Brasil
Governador prorroga Programa de Incentivo à Cultura do Algodão até 2032
Crescer é essencial, mas com critério e cuidado