Max Lima
Sabe-se que a pressão alta é a vilã de até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no país.
E pasmem que mais de 50% da população não sabe que tem pressão alta e nem fazem check up uma vez por ano no cardiologista.
Para alertar a população foi instituída pela Lei nº 10.439/2002 no dia 26 de abril - o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
Nesta data acontece a campanha nacional em todo o Brasil com aferições de pressão e orientações para a população de forma gratuita.
A ideia é justamente conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença, visto que é uma doença que acomete mais de 30% da população adulta no Brasil e no mundo.
O diagnóstico é feito por meio da medida da pressão arterial (PA) com um aparelho chamado esfigmomanômetro.
A pressão ideal é a conhecida 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg), ou “12 por 8”.
Para quem já é hipertenso diagnosticado, pode ser considerado aceitável 140 e/ou 90 mmHg, ou “14 por 9”. No caso dos pré-hipertensos (PA= 130 a 139 por 80 a 89 mmHg). Precisam de acompanhamentos.
SINTOMAS
Na maioria das vezes, a hipertensão não apresenta sintomas. Quando há algum sintoma como os citados abaixo, é preciso procurar atendimento médico imediatamente.
Dor de cabeça e na nuca;
Tontura;
Zumbido no ouvido;
Falta de ar;
Fraqueza;
Cansaço;
Palpitações;
Alterações na visão;
Sangramento nasal espontâneo.
CONTROLE
Utilizar o mínimo de sal no preparo dos alimentos, evitar alimentos embutidos como salsicha, e hambúrguer, molhos prontos como ketchup e mostarda, carnes salgadas (bacalhau, charque, carne seca e defumados); alimentos gordurosos; frituras, excesso de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar.
Max Lima é Especialista em Clínica Médica pelo Instituto dos servidores do Estado de São Paulo (HSPE-FMO ), Especialista em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese, Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB, Fellow pela Sociedade Europeia de Cardiologia, Ex Conselheiro Federal de Medicina (2019-2024), Presidente da SBC MT – biênio 2016-2017.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso