Da Redação
"O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, entregou oficialmente à Câmara Municipal, na quarta-feira (23), o projeto de lei que cria o programa que garante gratuidade no transporte coletivo urbano da Capital aos domingos. A medida foi discutida durante reunião com os vereadores e pretende ampliar o acesso ao transporte público para as camadas mais vulneráveis da população", ressalta a gestão.
O Executivo municipal pontua ainda que:
A proposta institui a tarifa zero exclusivamente para usuários do Cartão Transporte, sistema que permitirá à prefeitura monitorar a demanda e manter a eficiência da operação. O texto também autoriza o Executivo a estender a gratuidade para feriados e pontos facultativos, desde que haja previsão orçamentária. Linhas intermunicipais não estão incluídas na iniciativa.
Durante o encontro, Abilio defendeu a importância social da medida. “O transporte coletivo é um serviço essencial. A gratuidade aos domingos garante o direito de ir e vir, fortalece a inclusão social e amplia o acesso a bens e serviços nos bairros, igrejas, feiras e espaços culturais”, afirmou.
O prefeito também destacou que a medida deve estimular a economia local, ao facilitar o deslocamento de pessoas para centros comerciais, praças e eventos. Segundo ele, a viabilidade do projeto só foi possível graças à economia de R$ 138 milhões obtida nos primeiros 100 dias de gestão. “Essa conquista é fruto de uma administração responsável, que tem compromisso com resultados reais para a população”, disse.
A expectativa é de que o projeto seja aprovado por unanimidade. Se passar em plenário, a gratuidade poderá começar a valer nas próximas sessões.
Com Ulisses Lalio/Secom

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800