No próximo dia 19 de abril, o Museu de História Natural de Mato Grosso, localizado em Cuiabá, se tornará um espaço de celebração e valorização das ricas e plurais culturas dos povos indígenas do estado. A 1ª Feira Indígena de Mato Grosso, um evento coordenado por Isaac Amajunepá, promete ser um marco histórico, oferecendo um espaço de encontro, de expressão artística e de resistência para as comunidades originárias.
"Esta feira representa muito mais do que uma simples exposição. É um palco onde a diversidade de nossas culturas poderá brilhar em toda a sua magnitude. Queremos que a sociedade mato-grossense e todos que visitarem o evento possam testemunhar a força ancestral de nossos saberes, a beleza de nossa arte e a resiliência de nossos povos", enfatiza Isaac Amajunepá.
O projeto, que materializa um anseio antigo das comunidades indígenas locais, foi contemplado no edital Feiras do MT Criativo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), com recursos provenientes do Ministério da Cultura através da Lei Paulo Gustavo. Este incentivo financeiro foi crucial para viabilizar a estrutura e a programação diversificada que aguarda os visitantes.
Um dos pontos altos da feira será a reunião de artesãos de diversas etnias, cada um trazendo consigo a singularidade de suas tradições milenares. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto e adquirir peças únicas, carregadas de significado e história, produzidas pelos povos Mehinako, Karajá, Tapirapé, Paresi, Rikbatsa, Manoki, Nambiquara, Balatiponé, Wuarao, Boe-Bororo e Kura-Bakairi.
Além da rica exposição e comercialização de artesanato, a feira contará com apresentações culturais que prometem emocionar o público. A programação terá a participação da cantora Luciana Huni Kuin, representante do povo Huni Kuin, que trará a força e a beleza de sua cultura através de suas canções.
Fonte: Da Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal