A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), recebeu na noite de ontem (31), uma homenagem na Câmara de Vereadores de Cuiabá, pelos relevantes serviços prestados à Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara). A homenagem também incluiu a secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Cristina Saito, pelo trabalho fundamental no apoio às causas da infância e da adoção.
A sessão solene, marcada pela sensibilidade e emoção, celebrou os 16 anos de dedicação da Ampara, uma instituição que desempenha um papel crucial na vida de crianças e adolescentes em Mato Grosso. O evento foi solicitado e presidido pela vereadora Katiuscia Mantelli (PSB), primeira secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá, que também prestou uma merecida homenagem aos voluntários e amigos da Associação.
Durante a cerimônia, o Coral Canto e Encanto da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Salvelina Ferreira da Silva’, de Várzea Grande, encantou o público com apresentações emocionantes, sob a regência do professor Wilson Brás da Silva. A musicalidade tocante foi um dos pontos altos da noite, trazendo ainda mais emoção e sensibilidade à celebração.
Em sua fala, a prefeita Flávia Moretti se emocionou ao destacar o trabalho da Ampara e a importância de um olhar humanizado sobre o processo de adoção. “Eu conheci a Ampara em 2009, quando era advogada e presidia a OAB de Várzea Grande. Na época, percebi a necessidade de apoiar não só as crianças tuteladas, mas também as famílias que desejam adotar, pois a adoção exige uma preparação não só jurídica, mas também emocional para as crianças, as famílias e até mesmo o próprio judiciário e o poder público. A Ampara faz esse trabalho com grande sensibilidade e eu me comprometo a continuar apoiando e fortalecendo essa causa”, afirmou Flávia, lembrando ainda das dificuldades enfrentadas pelas crianças órfãs, muitas vezes vítimas de violência doméstica e abandono.
Katiuscia Mantelli, em sua fala, ressaltou a importância de desburocratizar o processo de adoção, que muitas vezes se torna longo e traumático para as crianças. “O que precisamos é dar agilidade e sensibilidade a esse processo. Uma criança precisa de uma família, de amor e acolhimento, e devemos tornar a adoção mais simples e acessível, não só para as famílias, mas para as crianças que aguardam uma chance de ter um lar”, afirmou.
A secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Cristina Saito, também foi homenageada, destacando o convênio entre a prefeitura e a Ampara, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que possibilita o desenvolvimento de projetos que beneficiam diretamente a infância e a adolescência.
Daisy Guilem, presidente da Ampara, explicou o trabalho da associação, que oferece suporte às famílias adotivas por meio do curso de Pré-Natal da Adoção, um importante programa de preparação para as famílias adotivas, abordando desde os desafios da espera até a adaptação das crianças no novo lar. “Nosso objetivo é garantir o direito das crianças a viver em uma família e de dar a essas famílias o suporte necessário para garantir a dignidade e o bem-estar dos filhos”, explicou.
"A noite foi, sem dúvida, um marco na luta por uma adoção mais justa e humana em Mato Grosso, reforçando a importância do trabalho voluntário e das políticas públicas voltadas para a infância e a adoção. Além de reunir diversas lideranças, também foi uma celebração da solidariedade e do compromisso de todos em garantir que as crianças tenham a oportunidade de viver com amor e dignidade em uma família", pontuou a prefeita Flávia Moretti.
A sessão também contou com a presença de diversas autoridades que compuseram a mesa, entre elas o Desembargador Dr. Emerson Cajango, representando o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), a defensora pública geral do Estado, Dra. Maria Luziane Ribeiro de Castro, a juíza auxiliar da Corregedoria da Infância do TJ-MT, Dra. Ana Paula Gomes, a vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samanta Iris, o representante da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Ademir Gaspar Lima, além de Pamela Monteiro, a vice-prefeita de Cuiabá e secretária de Assistência Social do município, Coronel Vânia Rosa, o promotor da Promotoria da Infância e Juventude de Mato Grosso, Dr. Paulo Prado, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, e a fundadora da Ampara e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cuiabá, Lindacir Rocha Bernardon.
Por Rafaela Maximiano/Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Cuiabá alerta sobre interdição por obras do BRT neste sábado
Várzea Grande: operação integrada mira crime de receptação
MP lembra que obras no Morro de Santo Antônio serão debatidas nesta 6ª
Operação da PF prende em flagrante homem acusado de pedofilia
Violência doméstica: TJ reforça proteção à mulher e condena réu a 9 anos
Política e Momento
Brasil começa a exigir visto para EUA, Canadá e Austrália nesta quinta
Ação: MP aciona construtora e quer ressarcimento de R$ 4 milhões
SINDSPPEN-MT, 15 anos de luta
Senador quer implantar Centro de Inovação e Tecnologia em Cuiabá