Da Redação
"A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), recebeu a visita da equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para discutir sobre a legislação que estabelece critérios de inspeção sanitária brasileira", destaca a gestão.
O Executivo municipal pontua ainda que:
Conforme o superintendente federal de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Leny Rosa Filho, a legislação deve ser alterada no decorrer do ano de 2025, com objetivo subsidiar a regulamentação sobre o credenciamento de pessoas jurídicas para prestação de serviços técnicos ou operacionais de inspeção. Ele explica que é fundamental a mudança, pois muitos municípios não têm médicos veterinários suficientes para atender à demanda.
“Esses médicos serão credenciados pelo Mapa e estarão sujeitos às políticas, às legislações e ao poder de polícia do Ministério. Desse modo, teremos um leque maior de veterinários para atender os frigoríficos de Várzea Grande e de todo Brasil. Inclusive, vários países já utilizam desta forma de inspeção sanitária”, disse Leny.
A prefeita Flávia Moretti destacou que recebeu recentemente alguns frigoríficos que fizeram esse pedido. “Realmente, fiquei preocupada quando recebi alguns empresários do ramo. Essa mudança sobre a legislação seria interessante para eles e à população também”, relembra a prefeita.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, declara que essa nova legislação federal irá auxiliar os produtores e os consumidores. “Essa é uma excelente notícia para todos nós. Essa lei dará autorização para que os médicos veterinários terceirizados possam atuar na inspeção sanitária, porém, com toda chancela, fiscalização e autorização do Ministério”, disse Ricardo.
Com José Wallison/Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso