Da Redação
"A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), recebeu a visita da equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para discutir sobre a legislação que estabelece critérios de inspeção sanitária brasileira", destaca a gestão.
O Executivo municipal pontua ainda que:
Conforme o superintendente federal de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Leny Rosa Filho, a legislação deve ser alterada no decorrer do ano de 2025, com objetivo subsidiar a regulamentação sobre o credenciamento de pessoas jurídicas para prestação de serviços técnicos ou operacionais de inspeção. Ele explica que é fundamental a mudança, pois muitos municípios não têm médicos veterinários suficientes para atender à demanda.
“Esses médicos serão credenciados pelo Mapa e estarão sujeitos às políticas, às legislações e ao poder de polícia do Ministério. Desse modo, teremos um leque maior de veterinários para atender os frigoríficos de Várzea Grande e de todo Brasil. Inclusive, vários países já utilizam desta forma de inspeção sanitária”, disse Leny.
A prefeita Flávia Moretti destacou que recebeu recentemente alguns frigoríficos que fizeram esse pedido. “Realmente, fiquei preocupada quando recebi alguns empresários do ramo. Essa mudança sobre a legislação seria interessante para eles e à população também”, relembra a prefeita.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, declara que essa nova legislação federal irá auxiliar os produtores e os consumidores. “Essa é uma excelente notícia para todos nós. Essa lei dará autorização para que os médicos veterinários terceirizados possam atuar na inspeção sanitária, porém, com toda chancela, fiscalização e autorização do Ministério”, disse Ricardo.
Com José Wallison/Secom

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800