Da Redação
"A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), recebeu a visita da equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para discutir sobre a legislação que estabelece critérios de inspeção sanitária brasileira", destaca a gestão.
O Executivo municipal pontua ainda que:
Conforme o superintendente federal de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Leny Rosa Filho, a legislação deve ser alterada no decorrer do ano de 2025, com objetivo subsidiar a regulamentação sobre o credenciamento de pessoas jurídicas para prestação de serviços técnicos ou operacionais de inspeção. Ele explica que é fundamental a mudança, pois muitos municípios não têm médicos veterinários suficientes para atender à demanda.
“Esses médicos serão credenciados pelo Mapa e estarão sujeitos às políticas, às legislações e ao poder de polícia do Ministério. Desse modo, teremos um leque maior de veterinários para atender os frigoríficos de Várzea Grande e de todo Brasil. Inclusive, vários países já utilizam desta forma de inspeção sanitária”, disse Leny.
A prefeita Flávia Moretti destacou que recebeu recentemente alguns frigoríficos que fizeram esse pedido. “Realmente, fiquei preocupada quando recebi alguns empresários do ramo. Essa mudança sobre a legislação seria interessante para eles e à população também”, relembra a prefeita.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, declara que essa nova legislação federal irá auxiliar os produtores e os consumidores. “Essa é uma excelente notícia para todos nós. Essa lei dará autorização para que os médicos veterinários terceirizados possam atuar na inspeção sanitária, porém, com toda chancela, fiscalização e autorização do Ministério”, disse Ricardo.
Com José Wallison/Secom


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade
95 Anos da OAB Nacional: uma história de lutas na defesa das prerrogativas e da democracia brasileira
Black Friday deve movimentar R$ 1,2 bi na economia, aponta estudo