Do Portal Congresso em Foco
O CCS, Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, realizará uma audiência pública interativa na próxima segunda-feira (10), às 9h30, para tratar dos resultados e da regulamentação da Lei 15100 de 2025, que limita o uso de dispositivos móveis em instituições de ensino. O debate ocorre em meio ao primeiro ano letivo de funcionamento da nova norma.
Aprovada em janeiro, a legislação proíbe o uso indiscriminado de celulares e tablets por alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas. O uso é permitido apenas para fins pedagógicos sob orientação de professores ou em casos de acessibilidade, inclusão, necessidades médicas e garantia de direitos fundamentais.
A lei replica o modelo já adotado em outros países, como na França, Canadá, Finlândia e China. Seu projeto foi apresentado pelo deputado Alceu Moreira (MDB-RS) com base em estudos que indicam a perda da capacidade de aprendizado de alunos expostos ao uso do celular em paralelo à aula.
O debate contará com a presença do secretário de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha; da diretora de apoio à Gestão Educacional do Ministério da Educação, Anita Stefani; do conselheiro do Conselho Nacional de Educação, Israel Batista; e do especialista em educação digital Rodrigo Nejm, do Instituto Alana.
Os cidadãos poderão participar enviando perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e-Cidadania, onde as interações serão respondidas ao vivo. O Senado disponibilizará uma certificação de participação válida para atividades complementares em cursos superiores.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso