Por Pablo Rodrigo/Portal GazetaDigital
A decisão Supremo Tribunal Federal (STF), que referendou o acordo com o governo federal e com o Congresso Nacional para dar mais transparência na aplicação das emendas parlamentares, foi comemorada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB).
Russi afirma que os mais de R$ 14 bilhões de emendas parlamentares federais, que ainda não foram liberadas, ajudarão todas as cidades brasileiras, incluindo as 142 mato-grossenses.
Será um incremento enorme para as 142 cidades de Mato Grosso, se transformando em obras na ponta, onde o cidadão vive, disse o presidente do parlamento estadual.
Ele pontuou que muitas cidades têm a principal base de suas receitas em cima das transferências obrigatórias do governo federal, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e as voluntárias, que são as emendas parlamentares.
A bancada federal de Mato Grosso tem uma atuação extremamente positiva, mas imbróglios jurídicos como os apontamentos feitos junto ao Supremo Tribunal Federal acabou travando a liberação destes recursos, completou.
O deputado Dr. João (MDB) também vê como positiva a decisão de liberar as emendas federais, já que muitos prefeitos estão começando a gestão em dificuldades financeiras.
Temos Boa Esperança do Norte, cidade recém-criada, e instalada por ordem do STF após um processo de criação e emancipação que levou mais de duas décadas. E que começando agora necessita de aporte financeiro como as emendas das bancadas federais do Senado e da Câmara dos Deputados, pontuou.
Apesar da defesa para a liberação das emendas, os dois parlamentares lembram que é preciso cumprir o processo de transparência, o que ajuda na informação da população, que saberá se os deputados estão fazendo o seu serviço e ajudando o cidadão.
Temos o mesmo processo aqui na Assembleia Legislativa e conhecemos a realidade das cidades e a importância destes recursos. Emendas, sejam elas estaduais ou federais, são importantes para a consolidação das gestões municipais e estaduais e nada melhor do que aplicar estes recursos com transparência em Mato Grosso e em seus municípios, é sempre buscando resultados para a população, conclui Russi.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso