Da Redação
"Todas as medidas de combate ao bullying a gente tem feito. Todos os coordenadores, secretários e diretores das escolas já têm conhecimento amplo sobre isso. Mas queremos ir além e dar mais segurança para as crianças. Por isso, vamos instalar câmeras em todas as escolas municipais", disse o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, ao anunciar que a prefeitura iniciará a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas e creches da rede municipal.
O Executivo municipal acrescenta:
Os equipamentos serão posicionados tanto nos pátios quanto dentro das salas de aula para reforçar a segurança dos alunos e prevenir casos de bullying e agressões no ambiente escolar.
A decisão foi tomada após denúncias recentes de violência contra crianças em unidades de ensino no Estado. Segundo Abilio, a iniciativa busca ampliar a proteção dos estudantes e garantir um ambiente mais seguro para o aprendizado.
O sistema de monitoramento será restrito, garantindo que as imagens não sejam divulgadas publicamente. A intenção é que o material seja utilizado apenas para fins de acompanhamento interno e investigação de eventuais incidentes.
"Nós não vamos expor as crianças na internet ou em qualquer outro lugar. As imagens serão utilizadas para monitoramento, segurança e proteção dos alunos. Se houver uma agressão, será possível identificar rapidamente quem foi o responsável e entender o que aconteceu. A câmera vai ajudar a ter essa segurança maior", explicou Abilio.
A instalação das câmeras será realizada gradativamente e, segundo o prefeito, parte das unidades já recebeu os equipamentos. A medida faz parte de um conjunto de ações para coibir a violência escolar e melhorar o bem-estar dos estudantes.
Além do monitoramento, a Secretaria de Educação de Cuiabá dispõe de uma controladoria própria para investigar casos de bullying e violência no ambiente escolar. Os pais que quiserem fazer denúncias podem procurar a Pasta ou utilizar a Ouvidoria do Município.
A primeira-dama e vereadora Samantha Iris (PL) também se manifestou sobre o tema, afirmando que estuda outras formas de combate ao bullying, especialmente contra alunos atípicos. Já a secretária de Educação, Solange Dias, reforçou que os professores e servidores devem estar atentos ao comportamento dos estudantes e agir preventivamente diante de qualquer sinal de violência.
Com Ulisses Lalio/Secom

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800