Do Portal Congresso em Foco
A pauta de votações acordada entre líderes da Câmara dos Deputados para a semana antes do Carnaval (24 a 28 de fevereiro) inclui itens que são de consenso geral entre os deputados, com destaque para um par de textos que facilitam a exportação de produtos de pequenas empresas. Os dois projetos foram encaminhados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e fazem parte do programa Acredita Exportação:
- o PL 4043/24, que expande a faixa de créditos tributários que uma empresa pode receber no Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra) a partir da exportações que realiza. A alíquota, hoje, é de 0,1%; pelo texto, ela pode subir para até 3%, a depender do produto exportado e do tamanho da empresa.
- o PLP 167/24, que faz uma alteração no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte para permitir que companhias que façam parte do Simples Nacional possam apurar os créditos tributários calculados sobre receitas com exportação. Atualmente, o estatuto proíbe isso.
Um crédito tributário é um valor que uma empresa pode recuperar ou usar para pagar menos impostos. Por esse crédito, o governo incentiva a atividade econômica do setor -- nesse caso, das pequenas empresas que exportam.
Com informações da Agência Câmara

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800