Do Portal Congresso em Foco
A pauta de votações acordada entre líderes da Câmara dos Deputados para a semana antes do Carnaval (24 a 28 de fevereiro) inclui itens que são de consenso geral entre os deputados, com destaque para um par de textos que facilitam a exportação de produtos de pequenas empresas. Os dois projetos foram encaminhados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e fazem parte do programa Acredita Exportação:
- o PL 4043/24, que expande a faixa de créditos tributários que uma empresa pode receber no Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra) a partir da exportações que realiza. A alíquota, hoje, é de 0,1%; pelo texto, ela pode subir para até 3%, a depender do produto exportado e do tamanho da empresa.
- o PLP 167/24, que faz uma alteração no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte para permitir que companhias que façam parte do Simples Nacional possam apurar os créditos tributários calculados sobre receitas com exportação. Atualmente, o estatuto proíbe isso.
Um crédito tributário é um valor que uma empresa pode recuperar ou usar para pagar menos impostos. Por esse crédito, o governo incentiva a atividade econômica do setor -- nesse caso, das pequenas empresas que exportam.
Com informações da Agência Câmara


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade
95 Anos da OAB Nacional: uma história de lutas na defesa das prerrogativas e da democracia brasileira
Black Friday deve movimentar R$ 1,2 bi na economia, aponta estudo