Da Redação
“São trabalhadores, que geram empregos e movimentam a economia. Enquanto outros setores recebem incentivos, o agro enfrenta barreiras que dificultam a competitividade. Vamos discutir isso para buscar um equilíbrio”, asseverou o senador Wellington Fagundes (PL-MT) - ao "protocolar um pedido de audiência pública no Senado para debater a Moratória da Soja, política adotada por grandes traders que restringe a comercialização do grão oriundo de áreas no bioma Amazônico, mesmo onde o Código Florestal permite, prejudicando produtores que seguem a lei e gerando insegurança jurídica".
Na análise de Fagundes, "a situação está difícil para os produtores que trabalham".
Mais informações divulgadas:
O pedido foi assinado em conjunto com o senador Zequinha Marinho (PL-PA), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, atendendo a um apelo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e de parlamentares do Pará.
A decisão veio após uma reunião entre uma comitiva de Mato Grosso e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, para discutir a suspensão da lei estadual que proíbe concessão de incentivos fiscais a empresas que aderem à Moratória da Soja. Durante o encontro, ficou definido que a questão será debatida amplamente no Senado, com a presença de representantes do governo, do setor produtivo e das tradings que defendem a restrição.
Zequinha Marinho também reforçou a importância da audiência pública e garantiu que o tema será tratado com prioridade na Comissão de Agricultura: “Vamos discutir isso na próxima sessão da CRA. Precisamos achar um caminho. Esse debate vai esclarecer muita coisa, mostrar convergências, e vamos aprovar isso o mais rápido possível.”
A comitiva que esteve no STF foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi; a deputada estadual Janaina Riva; os deputados estaduais Chico Guarnieri e Wilson Santos; o senador Wellington Fagundes; o presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber; o diretor executivo da entidade, Wellington Andrade; e o procurador da Assembleia Legislativa, Ricardo Riva. Também participou o deputado Aveilton Souza, do Pará.
Durante a reunião, a deputada Janaina Riva ressaltou a importância da lei para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso e destacou a sensibilidade do ministro Flávio Dino em relação ao tema.
A audiência pública contará com a participação da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), da Aprosoja e de outras entidades do setor.
Com Assessoria


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade
95 Anos da OAB Nacional: uma história de lutas na defesa das prerrogativas e da democracia brasileira