Da Redação
“São trabalhadores, que geram empregos e movimentam a economia. Enquanto outros setores recebem incentivos, o agro enfrenta barreiras que dificultam a competitividade. Vamos discutir isso para buscar um equilíbrio”, asseverou o senador Wellington Fagundes (PL-MT) - ao "protocolar um pedido de audiência pública no Senado para debater a Moratória da Soja, política adotada por grandes traders que restringe a comercialização do grão oriundo de áreas no bioma Amazônico, mesmo onde o Código Florestal permite, prejudicando produtores que seguem a lei e gerando insegurança jurídica".
Na análise de Fagundes, "a situação está difícil para os produtores que trabalham".
Mais informações divulgadas:
O pedido foi assinado em conjunto com o senador Zequinha Marinho (PL-PA), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, atendendo a um apelo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e de parlamentares do Pará.
A decisão veio após uma reunião entre uma comitiva de Mato Grosso e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, para discutir a suspensão da lei estadual que proíbe concessão de incentivos fiscais a empresas que aderem à Moratória da Soja. Durante o encontro, ficou definido que a questão será debatida amplamente no Senado, com a presença de representantes do governo, do setor produtivo e das tradings que defendem a restrição.
Zequinha Marinho também reforçou a importância da audiência pública e garantiu que o tema será tratado com prioridade na Comissão de Agricultura: “Vamos discutir isso na próxima sessão da CRA. Precisamos achar um caminho. Esse debate vai esclarecer muita coisa, mostrar convergências, e vamos aprovar isso o mais rápido possível.”
A comitiva que esteve no STF foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi; a deputada estadual Janaina Riva; os deputados estaduais Chico Guarnieri e Wilson Santos; o senador Wellington Fagundes; o presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber; o diretor executivo da entidade, Wellington Andrade; e o procurador da Assembleia Legislativa, Ricardo Riva. Também participou o deputado Aveilton Souza, do Pará.
Durante a reunião, a deputada Janaina Riva ressaltou a importância da lei para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso e destacou a sensibilidade do ministro Flávio Dino em relação ao tema.
A audiência pública contará com a participação da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), da Aprosoja e de outras entidades do setor.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800