O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, firmou um acordo com o senador Wellington Fagundes, a deputada federal Coronel Fernanda e o deputado federal Nelson Barbudo para a destinação de pelo menos R$ 6 milhões em emendas parlamentares para a construção de duas "Casa do Autista" na capital.
Cada unidade terá capacidade para atender, em média, 250 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), contando com uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e médicos especializados.
A meta da gestão municipal é entregar quatro dessas estruturas ao longo do mandato, garantindo atendimento adequado a um público que tem crescido na rede municipal de ensino. Segundo o prefeito, há mais de 1.700 crianças com diagnóstico de autismo matriculadas nas escolas da capital, mas o número real pode ser ainda maior devido a casos subnotificados. "Sabemos que há desafios para atender todas as famílias, mas esse é um compromisso da nossa gestão. Com essas unidades, daremos um passo fundamental para oferecer um atendimento digno e especializado", afirmou Abilio.
O senador Wellington Fagundes destacou seu compromisso com a causa e garantiu apoio na busca por mais recursos. "Estamos empenhados em viabilizar essas emendas para que as Casas do Autista sejam uma realidade e possam transformar a vida dessas crianças e suas famílias", afirmou.
A deputada Coronel Fernanda e o ex-deputado Nelson Barbudo também reforçaram a importância do projeto e lembraram o legado da falecida deputada Amália Barros, que se tornou um ícone na luta pela representatividade das pessoas com deficiência. "Amália sempre lutou por políticas públicas para pessoas com deficiência. Essa iniciativa é um passo para honrar sua memória e seguir sua luta", disse Barbudo.
Com a destinação dos recursos e a construção das unidades, a gestão municipal reforça sua prioridade em garantir inclusão e atendimento especializado para as crianças com TEA em Cuiabá.
Por Ulisses Lalio/Secom

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal