A Justiça Eleitoral convoca o eleitorado do município de General Carneiro para cadastrar a biometria. O objetivo é aumentar o índice biométrico que atualmente está em 62,09%, abaixo da taxa estadual, que está em 87%. Com a reabertura do Posto Eleitoral, a população pode cadastrar a biometria no endereço rua São João, nº 56, bairro Centro, das 7h30 às 13h30.
Conforme explicou o juiz eleitoral da 9º Zona, Michell Lotfi Rocha da Silva “a biometria é uma ferramenta importante para o fortalecimento da democracia, justamente porque desempenha um papel único na fortificação do processo eleitoral”, declarou. Para ele, “todos os cidadãos mato-grossenses deveriam entender qual é a função da biometria na Justiça Eleitoral”.
Inaugurado em 2018 pela 9º Zona Eleitoral, localizada em Barra do Garças, o Posto Eleitoral de General Carneiro iniciou coleta biométrica só em julho de 2023. Com o fechamento em dezembro de 2024, o local foi reaberto menos de dois meses depois, sem impactos negativos para os eleitores. Os dados atuais mostram que o eleitorado apto já soma 4.848 pessoas, dessas 1.838, ou seja 37,91% estão sem biometria cadastrada.
"A biometria é um método de identificação que utiliza características físicas únicas de cada indivíduo, como as impressões digitais, para garantir a identidade de uma pessoa. No contexto eleitoral, a biometria tem se tornado cada vez mais importante para fortalecer a segurança e a confiabilidade do processo de votação”, enfatizou o chefe de cartório da 9º Zona, Wilian Bezerra Andrade.
Biometria: medida de segurança do pleito
A identificação biométrica garante que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor tentar se passar por outro na hora de votar. Esse é um procedimento que reforça a segurança do processo eleitoral. Nesse sentido, vale lembrar que a biometria torna o e-Título um documento válido em todo o território nacional.
Outra vantagem para além da prevenção de fraudes na hora do voto e eficiência do processo eleitoral é o alcance do nível ouro na conta digital do gov.br. Nesse nível é possível acessar todos os serviços disponibilizados pelo aplicativo.
Perfil eleitoral de General Carneiro
Conforme dados da Justiça Eleitoral, a população do município ocupa majoritariamente as faixas etárias entre 25 a 34 anos e 40 a 49 anos, ou seja, predomina eleitores e eleitoras jovens e adultos. Em relação ao gênero, os homens representam 53% do eleitorado, enquanto as mulheres 47%.
Ao tratar do grau de instrução, percebe-se, a partir de informações que o próprio eleitorado repassa à Justiça Eleitoral, que as pessoas com ensino fundamental incompleto dispara na frente com 25,91%. Logo atrás estão as pessoas com ensino médio completo, sendo 21% da população. Um dado que chama atenção é o número de analfabetos, o município abriga 216, o que corresponde a 5,4% do eleitorado.
Já no segmento de cor e raça, somente 2.895 pessoas informaram à Justiça Eleitoral, número que corresponde a 59,72% das pessoas aptas ao voto. Dado esse que pode ser inserido durante a atualização cadastral tanto online quanto no atendimento presencial. Considerando quem informou sua cor e raça, predomina-se a faixa parda com 1.396 pessoas (48,22%), seguida pela faixa de brancos com 755 (26,08%) e em terceiro lugar estão os indígenas com 598 (20,66%) e em quarto lugar está a faixa de pretos com 131 pessoas (4,53%).
Outros segmentos, como quilombolas, pessoas transgênero e pessoas com deficiência, ainda possuem poucos dados cadastrados. Essas informações só podem ser atualizadas com o repasse direto dos próprios eleitores. Por isso, a Justiça Eleitoral reforça a importância não apenas do cadastro biométrico, mas também da atualização dos dados pessoais.
Por Maryelle Campos (Supervisão Daniel Dino)/Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal