A retomada do projeto Jovem Eleitor foi um dos assuntos tratados na primeira reunião de trabalho do ano de 2025 da 10ª Zona Eleitoral, com sede em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá). O encontro ocorreu na segunda-feira (10.02), e também debateu a implementação de novos projetos, além de marcar o início do planejamento das Eleições de 2026.
O juiz titular da 10ª Zona Eleitoral, Francisco Rogério Barros, que assumiu o cargo no início deste mês, disse que o principal objetivo foi traçar os principais projetos para este ano e o próximo, com toda a equipe. “Em 2026 teremos as eleições para presidente, governador(a) e deputados(as) federais e estaduais. A alegria é grande, o trabalho também, e estamos preparados para desenvolver o melhor trabalho para a democracia brasileira. Rogamos a Deus que as eleições do próximo ano sejam realizadas da forma mais perfeita possível”, ressaltou.
Os servidores e servidoras ressaltaram a importância da atualização do projeto Jovem Eleitor, que foi desenvolvido pela 10ª Zona Eleitoral, em parceria com a 46ª Zona Eleitoral, também com sede em Rondonópolis, em 2023. “A gente acabou paralisando no início de 2024, por conta dos trabalhos de fechamento de cadastro e das eleições, e pretendemos retomar agora o projeto, atualizando e adequando ao ano de 2025, porque entendemos que é uma iniciativa fundamental de conscientização do eleitorado jovem”, explicou o chefe de cartório substituto, Eduardo Luiz Costa.
Também foram abordadas ideias de projetos para desenvolver no ano de 2025, como o de meia-entrada para mesários, por exemplo. A iniciativa prevê que mesários e mesárias trabalharem em eleições tenham o direito de pagarem meia-entrada em cinemas, eventos e shows, visando maior incentivo da participação voluntária nas eleições.
Outra ideia que está em discussão é um projeto que visa à inclusão de mesários e mesárias com deficiência, para que desempenhem tarefas durante os pleitos eleitorais. “A gente viu uma iniciativa nesse sentido e achou muito interessante essa ideia, por incluir pessoas com deficiência na promoção da democracia brasileira”, acrescentou o servidor.
Além disso, durante a reunião, o juiz da 10ª Zona Eleitoral traçou um cronograma para atingimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mediante apresentação dos dados administrativos e jurídicos que foram apresentados.
Por: Nara Assis/Comunicação TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Meta é estar entre os cinco primeiros, diz vice-governador sobre Educação
Ação do MP: Justiça manda prefeitura regularizar transporte escolar
Avanços: Governo de MT lança pacote de serviços digitais
Setor aéreo bate recorde com 11,6 milhões de passageiros em julho
TJ crava: paciente com transtorno mental tem direito a internação
Resposta ao desafio
Decreto do Governo de MT: novas regras para consignados
Várzea Grande confirma que retoma licitação para contratar instituição financeira
Presos no Vórtex da Internet: Como Escapar do Loop Digital
AL: urgência sobre projeto que reduz Fethab sobre abate de vacas