Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande emitiu nota - nesta sexta-feira (7/2) - considerando um cenário de colapso das bombas captadoras de água - e comprometimento do abastecimento no município.
Íntegra da nota:
O sistema de abastecimento de água de Várzea Grande enfrenta um momento crítico. Diversas Estações de Tratamento de Água (ETAs) estão paralisadas ou operando com capacidade reduzida, impactando diretamente a distribuição de água para milhares de famílias. O problema está na falta de manutenção adequada das bombas de captação, que são antigas e requerem serviços especializados. No entanto, não há uma licitação vigente para esse serviço, o que torna o processo de reparo ainda mais complexo.
A falta de manutenção regular e a necessidade urgente de reparos refletem a situação crítica da infraestrutura de abastecimento de Várzea Grande.
Diante desse cenário, a equipe do DAE-VG está trabalhando de maneira emergencial para recuperar as bombas e restabelecer o abastecimento o mais rápido possível. A população será informada sobre os avanços e prazos de cada intervenção.
Confira o panorama atualizado de cada ETA:
- ETA I (ETA Velha) – Parada
Após a manutenção da adutora, a ETA I estava retomando gradualmente o abastecimento. No entanto, na noite de ontem, a bomba parou de funcionar. A equipe técnica já está trabalhando no reparo do equipamento para restabelecer o funcionamento.
- ETA II Júlio Campos – parcialmente funcionando
Água está sendo tratada e enviada para o Morro do Urubu, para abastecer o Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG).
- ETA III (Cristo Rei) – Parada
A ETA III está sem operação há três dias, desde que sua bomba parou de funcionar. O equipamento foi removido para manutenção e, na noite de ontem, foi reinstalado. No entanto, ao ser ligada, apresentou novos problemas e precisou ser retirada novamente para ajustes. Durante o dia de hoje os reparos serão feitos para que a substituição definitiva ocorra durante à noite.
- ETA IV (ETA do Pari) – Operando parcialmente
A ETA IV continua em operação, mas com capacidade reduzida, o que impacta o abastecimento em algumas regiões.
- ETA V (ETA Imigrantes) – Operando parcialmente
Assim como a ETA II e IV, a ETA V segue funcionando, porém, com produção abaixo do ideal devido a problemas técnicos em seu sistema de bombeamento.
Com Secom

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal