Diante do aumento expressivo dos casos de arboviroses em Mato Grosso, como dengue, zika e chikungunya, bem como do estado de emergência decretado em 14 municípios do estado em razão das chuvas, o Centro de Apoio Operacional (CAO) Saúde do Ministério Público de Mato Grosso divulgou orientações para reforçar os cuidados básicos de prevenção e para identificação precoce dos sintomas. As diretrizes são para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, proteção pessoal e atenção aos sintomas.
As orientações são para manter caixas d'água, tonéis e barris bem tampados; eliminar água acumulada em pneus, garrafas, vasos de plantas e outros recipientes; limpar calhas e manter piscinas devidamente tratadas; utilizar repelentes e roupas que protejam braços e pernas; se necessário, instalar telas em janelas e portas para evitar a entrada de mosquitos.
Como as arboviroses podem apresentar sintomas iniciais semelhantes, a indicação é procurar assistência médica ao identificar febre alta, dores musculares intensas, dor atrás dos olhos, dores intensas nas articulações que podem persistir por semanas, manchas vermelhas na pele, coceira, cansaço e náuseas.
As orientações foram elaboradas pelo coordenador do CAO Saúde, promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto, pelo coordenador adjunto, promotor de Justiça Thiago Scarpellini Vieira, pela assistente ministerial Jessica de Lima Magalhães Silva e pela residente Isadora Elena Oliveira Silva.
Estatísticas – Conforme o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, em 2025, Mato Grosso registrou 2.814 casos prováveis de dengue (dois óbitos em investigação) e 1.404 casos prováveis de Chikungunya (três óbitos confirmados e dois em investigação).
Da Comunicação MPMT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Um dos melhores laboratórios públicos do Brasil, diz Mendes
Licenciamento de software: TJ nega recurso e mantém decisão
Operação no interior: PC derruba ponto de tráfico e prende suspeitos
PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado
Energisa na mira: Wellington e deputados debatem concessão
Setembro Amarelo Não Funciona
Cartão do SUS será unificado com dados do CPF do usuário
Medicamentos GLP-1 e Tirzepatida: mais do que remédio, uma nova forma de cuidar da saúde
TJ manda companhia aérea pagar indenização de R$ 10 mil a passageiro
Riscos penais para empresas: o que está por trás do aumento de buscas e apreensões e como isso pode afetar a reputação do seu negócio