Da Redação
“Com articulação em Brasília, conseguimos aprovar este recurso, que agora está à disposição da próxima gestão. Este é um legado que deixamos para Cuiabá, fruto de um trabalho comprometido com a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida da população,” assinalou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) - sobre investimentos à mobilidade urbana na Capital.
O Executivo municipal acentua:
Antes de encerrar seu mandato, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, celebra mais uma conquista marcante na área de mobilidade urbana da capital. Com o apoio de uma emenda parlamentar do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho), a cidade garantiu R$ 15.709.500 (quinze milhões, setecentos e nove mil e quinhentos reais) para a implantação de corredores exclusivos de ônibus no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana.
O prefeito também destacou que o projeto reflete o compromisso de sua gestão com um planejamento urbano estruturante e com a execução de políticas públicas sólidas. “A parceria com o deputado federal Emanuelzinho e o trabalho técnico realizado pela equipe garantiram essa importante conquista para Cuiabá. Com a concretização desse convênio, a cidade avança rumo a uma mobilidade urbana mais moderna, sustentável e inclusiva,” concluiu.
O convênio, assinado com a Caixa Econômica Federal, será publicado no Diário Oficial da União. O recurso, integralmente federal e sem contrapartida financeira do município, permitirá que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) licite o projeto e o integre ao Plano de Mobilidade Urbana de Cuiabá (PlanMob).
“A nova gestão receberá um projeto estruturado e com os recursos já assegurados, dando continuidade a um legado que prioriza a qualidade de vida e o desenvolvimento estratégico da capital mato-grossense”, acrescentou a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.
Avanços com o PlanMob Cuiabá
O PlanMob Cuiabá, oficializado na edição da Gazeta Municipal de 19 de dezembro, por meio do Decreto nº 10.776, não apenas cumpre uma exigência legal, mas também abre portas para a obtenção de recursos federais voltados à infraestrutura urbana, como viadutos e ciclovias. Este marco foi apresentado oficialmente em abril de 2024 ao presidente da Câmara Municipal, vereador Chico 2000, durante as comemorações pelos 305 anos da capital.
O plano tem como finalidade orientar ações municipais relacionadas aos modos de transporte, serviços e infraestrutura viária, promovendo uma mobilidade mais eficiente, inclusiva e sustentável, capaz de atender às demandas atuais e futuras da população cuiabana.
“Estamos pensando no futuro da cidade, garantindo deslocamentos mais eficientes para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Queremos melhorar a qualidade de vida, reduzindo o tempo de deslocamento e modernizando a mobilidade urbana em Cuiabá,” concluiu Emanuel Pinheiro.
Com Secom

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800