Da Redação
"O programa Qualifica + VG impactou positivamente a vida de 10 mil famílias que participaram de cursos de capacitação e seletivas de empregos realizados pela Prefeitura Municipal - por meio da Secretaria de Assistência Social - em parceria com o Sistema S (Senai, Senac e Senar)", ressalta a gestão.
Mais informações conforme levantamento divulgado:
O Qualifica + VG foi criado em 2022, e inicialmente, como uma resposta à necessidade da população que enfrentava o desemprego após a pandemia. Centenas de cursos de capacitação foram oferecidos, de forma gratuita, no sentido de possibilitar ao trabalhador novas perspectivas e também a possibilidade de mudança de atribuição.
“Para a nossa surpresa os cursos tiveram grande procura e todos realizados com sucesso”, comemorou o coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional, Jovanil Flores da Silva informando que todos que concluíram os cursos foram encaminhados ao mercado de trabalho. Em decorrência da demanda, surgiu então a parceria de serviço com as empresas privadas para a promoção de seletivas de empregos, outra parceria firmada e com resultados positivos”.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira destacou a importância de todas as parcerias realizadas, pois o foco principal foi criar oportunidades para todos indistintamente. “Unimos a parceiros que se dedicaram em transformar a vida das pessoas e essas parcerias nos proporcionaram um leque de oportunidades com foco no social inclusivo, com mulheres, trabalhadores, adolescentes em conflitos com a lei, pessoas com deficiências e mulheres vítimas de violência domésticas”.
Ana Cristina lembrou ainda que a secretaria de Assistência Social trabalha com público vulnerável, e por isso é necessário que se tenha sensibilidade e um olhar especial para esse grupo. “Daí a nossa preocupação em proporcionar capacitação, e dar meios para que essas pessoas fossem inseridas no mercado de trabalho. O nosso compromisso com a criação do Programa Qualifica + VG foi o de promover nas famílias em risco social a possibilidade assertiva de novos recomeços”.
Missão cumprida
Ao findar esse ciclo de trabalho, a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que encerra a gestão na pasta com a consciência do dever cumprido. “Sabemos que na Secretaria de Assistência Social existem várias demandas, mas durante todo o período que estive a frente da pasta, trabalhei de forma incansável para ampliar o acesso às oportunidades de recomeços, buscando ações transversais com outras secretarias e parcerias com instituições e organizações não governamentais. Trabalhar em Rede é um caminho que trilhamos na gestão do prefeito Kalil Baracat, com apoio da primeira-dama, Promotora de Justiça, Kika Dorileo”.
A gestora enalteceu a participação do Governo do Estado de Mato Grosso no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao social, bem como da ex-prefeita Lucimar Sacre de Campos que em sua gestão trabalhou de forma brilhante, neste setor, com programas e serviços voltados a capacitação de mulheres com cursos profissionalizantes, no fortalecimento de vínculos familiares. “E a nossa missão foi dar continuidade e avançar ainda mais nos projetos e serviços que começaram na gestão passada e que nesta gestão foram fortalecidos para atender a mais pessoas como orientou a primeira-dama, Kika Dorilêo, idealizadora de diversas ações sociais de Várzea Grande.
Com Secom

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal