Da Redação
"A cerimônia do Kuarup, ritual tradicional dos povos indígenas do Xingu, em Mato Grosso, passará a ser considerada uma manifestação oficial da cultura nacional. O Projeto de Lei (PL 6.177/2019), aprovado na terça-feira (17/12) na Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado Federal, agora segue para sanção presidencial. A proposta, que teve origem na Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do relator, senador Wellington Fagundes (PL-MT)", destaca.
A Comunicação do parlamentar assinala ainda que:
O Kuarup, realizado entre agosto e setembro, é um ritual coletivo que reúne diversas etnias do Alto Xingu, no norte de Mato Grosso. A cerimônia representa a despedida dos mortos e a celebração da vida, simbolizando temas universais como o luto, a memória e a transcendência.
Segundo Fagundes, o reconhecimento do Kuarup é um marco na valorização das tradições indígenas e na preservação cultural do Brasil. “Mais do que um ritual funerário, é um símbolo da resistência cultural dos povos do Xingu e da espiritualidade que os une. A aprovação deste projeto é um passo fundamental para reconhecer a riqueza das tradições indígenas e protegê-las, assegurando que essa celebração milenar continue a inspirar e a fortalecer as futuras gerações”, ressaltou o senador.
Durante a sessão, o parlamentar fez questão de parabenizar a autora do projeto, deputada professora Rosa Neide, pela importante iniciativa. Ele também destacou a presença dos indígenas presentes, entre eles a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), acompanhada de sua filha Lulu Kamayurá, além da influenciadora indígena Sani Kalapalo, uma jovem ativista e professora de cultura indígena do Xingu. “Sua presença aqui nos motiva ainda mais a trabalhar para manter viva esta cultura”, afirmou Fagundes. Sani, criadora do movimento Indígenas em Ação, é uma referência na luta pela valorização das tradições culturais indígenas, mantendo um blog pessoal e o maior canal indígena no YouTube.
A aprovação do projeto também foi celebrada pela senadora Damares, que ressaltou a importância da data. “Hoje é um dia histórico. Esta cerimônia é um momento único de despedida, memória e renovação. Que possamos ir ao Xingu em 2025 para conhecer de perto a beleza dessa manifestação cultural tão rica”, concluiu.
Com Assessoria


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tentativa de roubo de gado: PM prende três homens em flagrante
Governo de Mato Grosso avisa que expediente será normal na 6ª feira
Operação da PF desmantela tráfico de drogas em Mato Grosso
PM confirma prisão de mulher acusada de matar o marido
Em MT: Gaeco integra operação que derruba núcleo do PCC
Sonegação fiscal na mira: Operação integrada bloqueia R$ 35 mi
AL: CCJR reduz limite de remanejamento do Estado de 20% para 5%
Governador promete acionar Justiça contra ampliação de terras indígenas
TJ manda indenizar consumidor que perdeu número de celular
Antropofagia e marcas: a arte de devorar cultura para criar identidade