Da Redação
"Votei a favor porque é uma proposta que protege crianças e adolescentes. É impedir que crianças e adolescentes sejam abusadas novamente por este mesmo abominável", explicou o deputado federal Abilio Brunini (PL) - após votar favorável na Câmara dos Deputados ao projeto de lei que propõe a castração química como pena acessória aos condenados por crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
Via Comunicação - o parlamentar, prefeito eleito de Cuiabá - assinala:
O projeto de lei de autoria do deputado federal Aluisio Mendes (Republicanos-MA) foi aprovado pelo plenário no dia 12 deste mês. Foram registrados 267 votos favoráveis, 85 contrários e 14 abstenções.
O texto segue agora para o Senado. “A castração química nada mais é que tratar o condenado por pedofilia através de medicamentos que tiram a libido do cidadão que comete esse crime", asseverou.
Inicialmente apresentado em 2020, o projeto também prevê a criação de um cadastro nacional de pedófilos, que seria coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e acessível à população. "Isso é bastante útil para que as escolas e empregadores verifiquem antecedentes, fortalecendo assim a proteção às crianças e adolescentes", reforça Abilio.
Atualmente, não há um dispositivo específico para o crime de pedofilia no Código Penal. Pelo projeto de lei, a punição seria aplicada às penas já previstas para os crimes de violência e exploração sexual do ECA (Estatuto da Criança e Adolescência) e do Código Penal. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a pedofilia como transtorno da preferência sexual e enquadra como pedófilos adultos que têm preferência sexual por crianças, geralmente pré-púberes ou no início da puberdade.
CASTRAÇÃO QUÍMICA
Segundo o texto, os infratores serão submetidos a métodos de inibição de impulsos sexuais com o uso contínuo de medicamentos. A substância pode ser um inibidor de testosterona ou um estimulador do hormônio. A castração química não envolve cirurgia nem implica na remoção do órgão reprodutor. A principal intenção é privar o criminoso de ter libido e ser capaz de ter uma ereção.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800