Da Redação
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) assevera: "juros e desenvolvimento são desafio nacional".
Em nota, a Abit critica a elevação da taxa básica de juros - sendo mais uma entidade em âmbito nacional a "reagir" contra o atual panorama na economia.
Segue nota na íntegra:
O Brasil enfrenta um dilema crítico na condução da política monetária. Com a expectativa de elevação da taxa básica de juros para patamar próximo de 12% ao ano, o País corre o risco de comprometer o investimento produtivo e o crescimento econômico.
A persistência de uma inflação desancorada exige ação firme do Banco Central. No entanto, taxas de juros reais próximas de 7% ao ano, como ocorre hoje, podem paralisar a dinâmica econômica, desestimulando investimentos e freando o desenvolvimento.
É fundamental encontrar um equilíbrio delicado: controlar a inflação sem estrangular a capacidade de investimento do setor produtivo. Isso requer uma abordagem estratégica, que considere simultaneamente a estabilidade macroeconômica e as necessidades de crescimento.
O desafio está em construir uma trajetória de juros que discipline a inflação, mas não inviabilize a recuperação econômica. Um consenso entre autoridades monetárias, setor produtivo e sociedade será essencial para navegar nesse momento complexo.
Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio