Da Redação
A Defensoria Pública da União (DPU) divulgou nota pública sobre o que classificou como "tentativa de rompimento da ordem constitucional"
Confira a íntegra da nota:
A Defensoria Pública da União (DPU) tomou ciência, por meio das investigações conduzidas pela Polícia Federal e amplamente divulgadas pela imprensa, da existência de planos que, além de atentar contra a vida de altas autoridades da República, visava desestabilizar o regime democrático e os pilares constitucionais do Estado Brasileiro.
Essa grave ameaça transcende os indivíduos diretamente atingidos, configurando um risco à ordem constitucional e aos valores fundamentais consagrados pela Constituição de 1988. O Estado Democrático de Direito exige a rejeição inequívoca de qualquer tentativa de subversão institucional ou uso da violência como meio de alcançar objetivos políticos.
A DPU reafirma sua confiança nas instituições e nos Poderes constituídos, que possuem a responsabilidade primordial de resguardar a ordem democrática e zelar pela estabilidade da República. Como expressão e instrumento do regime democrático, a Defensoria Pública da União acompanha a apuração dos fatos ocorridos e reafirma seu compromisso com o regime democrático.
Em relação às apurações, destaca-se a imprescindibilidade de que sejam conduzidas com o mais rigoroso respeito aos princípios constitucionais, assegurando o contraditório, a ampla defesa e o devido processo legal. A integridade do sistema de justiça depende da observância intransigente dessas garantias, que sustentam a legitimidade das decisões e a proteção dos direitos fundamentais.
A defesa da democracia exige vigilância constante, compromisso coletivo e a valorização das instituições que asseguram a legalidade, a liberdade e a justiça. A DPU permanecerá atenta e à disposição para colaborar, no âmbito de suas atribuições constitucionais, com o fortalecimento e a preservação das bases democráticas que sustentam a República Federativa do Brasil.
Com Comunicação DPU
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Pivetta crava: MT é um gigante de oportunidades para agregar valor à produção
AL confirma análise da Procuradoria-Geral sobre Comissão do Feminicídio
Hugo Motta define isenção do IR para até R$ 5 mil como prioridade
Estado detalha como será sistema e andamento das obras do BRT
Mais peritos, mais Justiça: o impacto dos mutirões no INSS
Operação da PC prende líder de facção no interior de MT
TRE alerta sobre golpe contra Cartórios Eleitorais em MT
Jeans, tênis e altar
Contratos de concessão se tornam referência internacional, destaca Estado
Um mato-grossense inesquecível