Da Redação
“Independência financeira é uma ferramenta essencial no combate à violência doméstica”, acentuou a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro. A análise foi destacada nesta terça-feira (19), dia em que se comemora o empreendedorismo feminino.
Ela lembrou "diversas iniciativas implementadas pela prefeitura de Cuiabá, sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro".
O Executivo municipal reforça:
Essas ações reafirmam o compromisso da administração municipal em criar oportunidades para o empoderamento das mulheres, promovendo sua autonomia financeira e incentivando a criação de negócios liderados por elas.
Uma das estratégias de maior impacto é o Qualifica Cuiabá, lançado em 2018, que já beneficiou mais de oito mil pessoas, sendo 80% mulheres. Este projeto deu origem ao Qualifica Mulher, focado em oferecer oportunidades de qualificação profissional especialmente para mulheres vítimas de violência doméstica, enfrentando a dependência financeira como uma das principais barreiras para romper o ciclo de violência. No total, já foram mais de 40 cursos ofertados.
“Muitas mulheres, ao se tornarem mães, enfrentam dificuldades econômicas e acabam se sujeitando a situações difíceis para sustentar seus filhos. Nós fizemos um trabalho completo, identificando os cursos mais adequados às necessidades das pessoas, definindo locais de inscrição nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e estruturando toda a logística para trazer essa qualificação a Cuiabá”, explicou a primeira-dama.
Na última semana, 117 mulheres receberam certificação profissional por meio do Qualifica. Entre elas, 98 concluíram o curso de Cuidador de Idoso, realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e 19 finalizaram o curso de Qualificação em Atendimento, promovido em conjunto com o Shopping Estação Cuiabá.
Durante a cerimônia de formatura, Márcia Pinheiro destacou a importância de desenvolver iniciativas que promovam a transformação social. “Me inspirei em histórias de mulheres como dona Darcy, que, após ficar viúva, vendia salgados para sustentar os filhos, que se tornaram um advogado e uma psicóloga. Sempre quis trazer algo semelhante para nossa cidade, algo que mudasse vidas”, relembrou.
Desde sua criação, o projeto já qualificou milhares de pessoas em áreas como construção civil, tecnologia, vestuário e gestão, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que disponibilizou instrutores especializados.
Outra iniciativa relevante é o Cuiabanco, que integra o programa Pra Frente Cuiabá. Com uma linha de crédito exclusiva para mulheres, o banco já aprovou financiamentos para 131 mulheres de um total de 213 solicitantes. A linha de crédito com juros zero, que oferece até R$ 5 mil, foi criada para fomentar a independência financeira.
“A independência financeira é essencial para enfrentar a violência doméstica. Muitas mulheres permanecem em relacionamentos abusivos por conta dos filhos. Por isso, criamos essa linha de crédito exclusiva, que já disponibilizou R$ 750 mil para incentivar a autonomia e ajudar a encerrar o ciclo de violência”, destacou Márcia Pinheiro.
Com Secom

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Senado: avança projeto de Jayme que reserva FCO para micro e pequenas empresas
Adiada votação do projeto que reajusta salários do Judiciário
COP 30: Governo apresentará mapa de produção e preservação ambiental
AL: audiência debate Índice de Participação dos Municípios no ICMS
PF mira esquema de crimes financeiros contra a Caixa Econômica
Senador destaca aprovação de projeto que garante regularização de imóveis
PC prende homem suspeito de furto de módulos em transportadora
Não é falta de vergonha. É dor na alma.
IBGE revela nomes e sobrenomes mais comuns do país; veja a lista
TJ manda consórcio liberar carta de crédito a cliente contemplada