Os alunos do Sesi Escola de Várzea Grande estão nos ajustes finais para o eletrizante Torneio Interno de Robótica e a empolgante Feira Steam, que ocorrem nesta sexta-feira (01.11), das 8h às 18h, na unidade de ensino. Os eventos celebram a criatividade, inovação e o espírito empreendedor dos estudantes.
Neste ano, as atividades trazem a temática Trash Trek – jornada do lixo, que permeou a aprendizagem na escola, proporcionando um ensino transformador baseado na conscientização sobre o descarte incorreto de resíduos e sustentabilidade.
Gabrielly Cristina, do time de robótica Valents, conseguiu a classificação para o TIR após vencer as provas ao longo dos semestres. Animada para competir pela primeira vez, a jovem não esconde a felicidade: “Estamos realizando programações, construindo robôs e garras. Esperamos que o TIR seja um momento de aprendizado e diversão”, deseja.
Além dos Valents, outros 27 times incríveis prometem agitar a disputa na modalidade FIRST Lego League. Esses grupos chegam ao TIR depois de uma temporada emocionante, que contou com a participação de mais de 80 equipes pleiteando o torneio.
Em jogo estão os prêmios mais aguardados: 1º, 2º e 3º lugar no Champion’s Award; 1º e 2º lugar em Design de Robô; 1º e 2º lugar em Projeto de Inovação; 1º e 2º lugar em Core Values; 1º e 2º lugar em Superação; 1º lugar em Equipe Destaque; 1º lugar em Gracious Professionalism; e 1º e 2º lugar em Desempenho na Mesa.
Na Feira Steam, os alunos vivenciaram meses de aprendizado em disciplinas que integram conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A garotada teve a oportunidade de inovar, desenvolvendo invenções em consonância com a temática Trash Trek.
A galera do grupo Legends To Be foi criativa e desenvolvou um jogo sobre o descarte incorreto de pneus. “A gente pesquisou e percebeu que grande parte dos pneus é descartada nos rios e mares, prejudicando nosso meio ambiente. Então decidimos criar esse jogo para que as crianças e adolescentes saibam que, ao descartar corretamente, estão contribuindo para o bem do planeta”, explica Ana Júlia.
O espírito empreendedor também estará presente na feira, com barracas de alimentos à base de cascas e sementes, sucos feitos a partir de frutas que seriam descartadas pelo mercado, brinquedos de tecido com enchimento de sacolas de supermercado, brinquedos com materiais recicláveis e muito mais.
Para a gerente da escola, Luciana Brandão, o evento é resultado de uma aprendizagem focada no protagonismo dos estudantes, evidenciando o ensino maker, que estimula a mão na massa. “Nosso objetivo é preparar as crianças e jovens para os desafios da atualidade, aprimorando suas habilidades tecnológicas e socioemocionais”, pontua.
Por: Fernanda Nazário/Assessoria Sesi-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Senador confirma 500 casas do programa federal e destaca mais 2,5 mil
Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país
Primeira-dama lembra importância do Programa de Auxílio aos Órfãos do Feminicídio
Procuradoria Geral de Cuiabá convoca para prova no concurso público
Tragédias no Pantanal ocorrem por falta de políticas decentes, dispara Jayme
Debate na AL sobre incêndios no Pantanal alerta sobre medidas urgentes
Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE
Pesquisa: Federação das CDLs aponta aumento de vendas no varejo em 2024
Especialização x Generalização: Qual caminho seguir no início da carreira?
Nota: DP pede implantação da Lei da Tarifa Social de Água e Esgoto