Marcos Túlio Duarte Soares
Em setembro, celebramos o Dia da Árvore, uma data que nos lembra não apenas da importância de preservar o meio ambiente, mas, acima de tudo, de plantar mais árvores, com a visão clara de que estamos cultivando um futuro melhor para as próximas gerações. O ato de plantar vai muito além do presente, ele é um compromisso com o amanhã, pois as árvores que plantamos hoje serão a sombra e o ar puro que nossos filhos e netos irão desfrutar.
Embora saibamos dos desafios ambientais que enfrentamos, há também boas notícias: ainda há tempo de agir e fazer a diferença. Cada árvore plantada, cada área recuperada, cada pequena atitude sustentável pode transformar o cenário para as próximas décadas. A mudança climática, com todas as suas consequências, é um chamado para analisarmos as possibilidades de corrigirmos o curso. E o que isso nos mostra? Que juntos, com ações concretas, temos o poder de reverter o caminho.
Um exemplo disso é o Projeto Recuperando Nascentes, que a cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará iniciou em 2012. Por meio dessa iniciativa, plantamos mais de 138 mil mudas em áreas de nascentes degradadas ou em ameaça, levando vida de volta a essas regiões. As árvores, além de preservarem a biodiversidade, ajudam a regular o clima local, melhoram a qualidade do ar e garantem a continuidade das fontes de água.
Os resultados em 120 propriedades beneficiadas são visíveis: mais água, recuperação de áreas antes degradadas e uma melhora significativa no ambiente ao redor. Essas ações nos mostram que cada passo conta e é importante. Cada árvore plantada é uma nova possibilidade de um futuro mais sustentável e saudável para todos. Pode parecer um pequeno gesto diante de um desafio global, mas somado a tantas outras iniciativas pelo país e pelo mundo, ele ganha força e faz a diferença.
Acredito profundamente que o futuro que queremos – um futuro de ar puro, água abundante e ecossistemas equilibrados – depende das nossas escolhas de hoje. O plantio de árvores é um desses caminhos: uma ação simples que se transforma em um legado poderoso para as próximas gerações. Juntos, podemos plantar não apenas árvores, mas também esperança e transformação.
*Marcos Túlio Duarte Soares é presidente da Cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Ministério Público: senadora cobra aplicação da lei do feminicídio
Estado lança sistema para servidores solicitarem análise de consignados
TCE: Maluf avisa que notificará municípios que estão fora do Saúde Digital
Justiça Eleitoral de Mato Grosso cassa mandatos em Brasnorte
Selic a 15% é inadmissível, diz Carlos Fávaro
PF confirma prisão de estrangeiro procurado para extradição pelo Chile
Ministra destaca crescimento econômico e área de inovação de MT
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial: uma luta que é de todos nós
Liquida Centro: Lojistas de Cuiabá oferecem até 70% de desconto
E se não for burnout?